Você sabe a importância da Identidade Visual e da Marca?

Você sabe a importância da Identidade Visual e da Marca?
A marca é um símbolo importantíssimo que tem o objetivo de apresentar seu diferencial ao mercado, facilitando a identificação e destacando sua empresa. Sua construção se dá por meio de muita pesquisa e entendimento do público-alvo, que deverá entender e se identificar com as imagens criadas.

A caracterização da marca, por sua vez, é um produto da construção da identidade visual, um conjunto de elementos como paleta de cores, nome, padrões, tipografia, ícones e texturas. Ela não só resulta no logotipo, mas também direciona a comunicação em geral. Sua identidade visual estará representada na estética do site, em uniformes (se for o caso), em material de divulgação e todos os outros pontos de contato com o cliente.

Se elaborada da forma correta, sua marca jamais será um desenho com significados aleatórios: esse processo envolve análises, o estudo de posicionamento e gerenciamento para verificar as possibilidades de chegar até o consumidor em potencial. Em um momento no qual a informação é dissipada com muita facilidade na web, todos estão cada vez mais seletivos e prestam atenção em apenas algumas mensagens. Por esta razão, pensar no impacto e na qualidade dessa ação, que está relacionada ao Marketing e à Comunicação, é extremamente importante.

Resumidamente, a marca é o resultado do desenvolvimento de uma identidade visual a partir de aspectos gráficos visuais e estratégias para levar essas representações aos consumidores. Sendo assim, também pode ser entendida como uma referência de valores, experiências e percepções, influenciando diretamente na avaliação de produtos e serviços.

Pense no seguinte cenário: diversas lojas vendem os mesmos artigos, mas o que faz alguém ter certa preferência por determinado estabelecimento? O cliente pode se encantar com o atendimento, com a variedade de itens, com promoções e preços mais baixos, entre outros fatores. Independentemente do benefício observado, ele será associado à marca, inclusive quando o comprador elogia ou estimula outros a comprarem no mesmo lugar.

A identidade visual, de forma geral, é a expressão da personalidade do seu negócio, reunindo os valores responsáveis por sintetizar ideias. O reforço da sua marca pode ser a criação de um mascote, por exemplo, humanizando a linguagem. Cores mais frias, por outro lado, geralmente são adotadas por instituições que desejam transmitir seriedade. Tudo é pensado para ressaltar a originalidade, o diferencial em relação aos concorrentes e, além disso, proporciona alguns aspectos de confiança para os consumidores. Veja alguns deles abaixo:

Identidade VIsual

1. Credibilidade:

Um logo bem elaborado, chamativo e condizente com as expectativas do empreendimento passa confiança e é imprescindível para fechar bons contratos ou atrair novos clientes.

2. Sua marca gera valor:

Sabe aquele produto caríssimo, desejado pelo status intrínseco à marca? A verdade, muitas vezes, é que a margem de lucro pode aumentar bastante de acordo com seu prestígio. Isso explica por que algumas empresas trabalham apenas licenciando sua identidade para outras fábricas.

3. Reconhecimento:

Talvez seja o fator mais óbvio, mas não deixa de ser menos importante. Lembre-se sempre: para ser lembrado, é preciso ser visto. Investir em embalagens personalizadas, adequar a linguagem nas mídias sociais e outros esforços ao deixar o DNA do seu trabalho exposto, são táticas indispensáveis para garantir visibilidade e alcançar resultados financeiros.

Alguém pode copiar a minha marca?

Se a sua empresa é reconhecida, todo cuidado é pouco: nunca se sabe quando alguém de má índole pode tentar usar seu nome para se beneficiar, na tentativa de ter a mesma credibilidade que você conquistou. Para evitar que isso aconteça, existe o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Basta registrar a marca e conferir as condições de proteção.

Dica:

Consulte os especialistas da Mindy Comunicação para saber mais sobre o registro da sua marca e evite qualquer problema.

Redação Mindy

Baixe agora todo o conteúdo do nosso novo ebook!

Rolar para cima