Como aumentar suas vendas com o WhatsApp

Vendas no WhatsApp

Você sabe como aumentar as vendas no WhatsApp? Com mais de 1 bilhão de usuários e presente em mais de 180 países, o famoso “Whats” é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é marketing digital.

De acordo com a 3º Pesquisa Nacional do Varejo Online, elaborada pelo E-Commerce, o aplicativo ocupa a 5º posição na lista de canais mais usados para pré e pós-vendas no país, sendo que 35% dessas vendas só são finalizadas graças a ele.

Como se não bastasse tudo isso, 95% das mensagens enviadas pelo WhatsApp são visualizadas por seus usuários, o que garante uma alta taxa de retorno e uma ótima oportunidade para melhorar o relacionamento com os cliente.

Agora que você já está por dentro dos principais benefícios gerados pelo aplicativo, que tal aprender como vender por WhatsApp? Confira 5 dicas para utilizar a ferramenta e impulsionar as vendas!

1- Aumentar as vendas no WhatsApp com divulgação 

Para que o cliente use o WhatsApp para fazer os pedidos é necessário que ele saiba que a sua empresa trabalha com o app, certo? Para isso, divulgue o número nas redes sociais, no site e até mesmo nos cartões e cardápios físicos. Outra dica é pedir aos seus clientes a autorização para o envio de promoções e cardápios via WhatsApp.

2- Catálogo no WhatsApp

E por falar em envio de promoções, uma ótima opção para quem deseja utilizar a rede social na empresa é apostar na divulgação de fotos dos seus pratos, descontos especiais e cardápios do restaurante. É sempre bom lembrar que as imagens bem editadas e com boa resolução recebem mais atenção dos usuários e são mais fáceis de serem visualizadas. Já fizemos um post no Instagram ensinando como fazer, você pode conferir aqui.

3. Cuidado com Spam

Já imaginou receber várias mensagens de um cliente em horário indesejados? Não é legal, não é mesmo? O inverso também é válido! Não envie promoções e cardápios com frequência para sua lista, apenas esporadicamente, pois isto pode ser indesejado.

4. Atendimento profissional

Ainda falando sobre o contato com os clientes, um bom atendimento via WhatsApp rende não só a satisfação deles como também a possibilidade dos mesmos indicarem seu restaurante para amigos e conhecidos. Pensando nisso, é essencial que o colaborador responsável pelo atendimento responda com rapidez, seja educado e solícito. Além disso, é primordial se atentar para a escrita adequada e formal durante o bate-papo. Utilize mensagens prontas para facilitar e dar agilidade ao atendimento.

5. WhatsApp Business

É impossível falar sobre marketing digital pelo WhatsApp sem citar sua nova versão, também conhecida como WhatsApp Business. Sinônimo de agilidade e alta produtividade, o app traz uma série de ferramentas que facilitam a relação do empreendimento com o cliente e tornam o atendimento do seu negócio muito mais eficaz.

Pra começo de conversa, o novo WhatsApp permite que você tenha dois números: um pessoal e outro profissional. Dessa forma, é possível evitar aquelas mensagens e pedidos do restaurante fora do seu horário de trabalho, por exemplo.

Com o WhatsApp Business, o empreendedor também pode definir informações fundamentais no perfil da empresa, como localização, horário de funcionamento e descrição. Para isso, basta entrar em “configuração”, seguida de “configurações da empresa” e “perfil”.

Outro benefício do app de negócios é que ele traz a famosa “lista de transmissões”, garantindo que você envie mensagens individuais para seus clientes de maneira muito mais rápida e prática.

Isso sem falar nas etiquetas coloridas disponibilizadas pela nova versão, não é mesmo? Com o objetivo de sinalizar chats específicos e organizar suas conversas, o WhatsApp Business permite que você diferencie novos clientes, novos pedidos e até mesmo pagamentos pendentes.

Para isso, basta abrir a conversa e manter alguma mensagem pressionada. Feito isso, selecione o ícone da etiqueta – localizado na parte superior do menu – e escolha aquela que melhor representa o chat, como a opção “pagamento realizado”, por exemplo. Depois é só clicar no botão de “salvar”.

A última ferramenta disponibilizada pelo app é a de cadastramento de recados automáticos, onde é possível registrar mensagens de ausência ou de saudação, a fim de aumentar a interatividade com os clientes e a satisfação pelas respostas imediatas.

Já deu pra perceber que existem muitas maneiras de utilizar o app de conversas para impulsionar seu negócio, certo? Além das técnicas usadas nas redes sociais, existem outras ações indicadas para quem quer alavancar ainda mais as vendas. Manter um site otimizado, investir no marketing de conteúdo e oferecer cupons de descontos são exemplos disso.

Para saber mais sobre outras maneiras de aumentar as vendas no WhatsApp e outros assuntos relacionados ao marketing digital, confira nossos artigos e fique de olho nas nossas redes sociais.

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Adriele Silva

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