Vantagens, desvantagens e desafios do Home Office

Home office

Conhecido como “home office”, o trabalho em casa é uma alternativa de emprego que vem ganhando força nos últimos anos e se intensificou ainda mais com a pandemia causada pelo Covid-19.

De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa em 2018. Os números aumentaram ainda mais neste ano.

Segundo um estudo desenvolvido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), das 139 empresas analisadas,  46% adotaram o home office durante a quarentena .

Apesar disso, 67% das companhias revelaram que tiveram problemas durante a implantação do trabalho a distância, como por exemplo o suporte material e a falta de familiaridade com os recursos tecnológicos.

De um lado, a liberdade profissional, a redução dos custos e a flexibilidade dos horários chamam a atenção de funcionários e empresários. Do outro, o isolamento social, o excesso de trabalho e a dificuldade em organizar o tempo são vistos como “vilões” do novo sistema de trabalho.

É aí que surge a tão discutida questão: todo mundo sai ganhando com o home office?

Pensando nisso, separamos os principais pontos positivos e negativos do novo estilo de trabalho, além de seus principais desafios. Se liga!

Vantagens do home office

 

 Foto: reprodução/Freepik

Independência e aproximação com a família

Além de evitar passar horas e horas no trânsito a caminho do trabalho, o home office permite que você fique mais próximo de quem mora junto.

Liberdade profissional

Em casa, é possível expandir os níveis de conhecimento e atuar em diferentes áreas dentro do seu trabalho. A liberdade profissional rompe com aquela ideia engessada de executar a mesma função todos os dias.

Montar seu próprio horário

Nada melhor do que a flexibilidade nos horários durante o trabalho, né? Você pode montar sua agenda e se organizar da forma que for mais conveniente com suas atividades diárias.

Redução dos custos

Manter o trabalho em casa ajuda na redução dos custos da empresa, como aluguel, impostos e contas relativas a manutenção do local físico.

Desvantagens do home office

 

Home office

Foto: reprodução/Freepik

Excesso de trabalho

Viver no mesmo lugar que trabalha pode fazer com que muita gente não consiga dividir o trabalho e o descanso, aumentando as horas de serviço diário.

Isolamento social

Apesar de ser o indicado durante a pandemia, o isolamento social em épocas normais pode tornar as pessoas mais anti-sociais e individualistas.

Falta de privacidade

Parece contraditório, mas trabalhar em casa também pode fazer com que ocorra a perda da privacidade. Ser interrompido a cada cinco minutos por assuntos pessoais prejudica – e muito – o rendimento e a produtividade do profissional.

Problemas tecnológicos

Internet mais lenta, equipamentos em  condições precárias e falta de ambientes confortáveis e tranquilos podem impactar, de forma negativa, o trabalho dos profissionais que atuam em casa.

E aí, na sua opinião o home office é um método de trabalho revolucionário ou só ajuda a precarizar a situação do trabalhador? Conta pra gente nos comentários!

Adriele Silva

Baixe agora todo o conteúdo do nosso novo ebook!

Rolar para cima