Essenciais para a criação e consolidação de uma marca, os tipos de fontes são ferramentas do design gráfico voltadas para o estudo e aplicação de formatos, tamanhos e estilos das palavras.
Com diferentes significados, a tipografia é capaz de representar, de forma subjetiva, o posicionamento e os valores de uma empresa, além de provocar reações em seu público-alvo.
Para te ajudar a entender melhor quais são os tipos de fontes, assim como seus significados, montamos uma lista com os mais usados no mundo publicitário. Confira:
Fonte Serifada
Com traços prolongados nas extremidades das letras, a fonte serifada pode ser facilmente encontrada em jornais impressos e revistas, já que facilita leituras longas.
Clássica e popular, a serifa tem um caráter mais conservador e costuma representar tradição, respeito e sofisticação.
Além disso, fazer uso deste estilo tipográfico sugere grandeza, poder e autoridade.
Dentre as marcas mais famosas que fazem uso deste exemplo estão: Tiffany & Co e Zara.
Fonte não Serifada
Neste modelo, as letras não apresentam prolongamento nas extremidades, como as serifadas.
Comum em textos curtos, a fonte não serifada preza a simplicidade e objetividade visual. Na psicologia das fontes, este estilo representa clareza, sensibilidade e honestidade.
Empresas como LinkedIn e The Guardian adotaram a fonte não serifada em seus logotipos.
Fontes Serifadas Egípcias
Baseada nas fontes serifadas tradicionais, a egípcia introduz extremidades maiores e mais grossas nas letras, como mostra os logos das marcas da Sony e da Honda, por exemplo.
Imitando o estilo das máquinas de escrever, as fontes serifadas egípcias representam segurança, criatividade e confiança.
Fontes Caligráficas
Divididas em formais e casuais, as fontes caligráficas se aproximam da caligrafia manuscrita.
Enquanto a caligrafia formal tem vários floreios e ornamentos, as casuais são mais simplistas e objetivas.
Partindo da ideia de elegância e liberdade, este estilo de fonte costuma transmitir criatividade e singularidade. Além disso, muitas empresas, como a Coca-Cola e o Instagram, fazem uso deste modelo para gerar impacto e destaque diante de tantas outras marcas.
Fontes Decorativas
Usadas nos logotipos de marcas como Lego e Fanta, as fontes decorativas rompem com a tradição e vão em busca de formatos e estilos originais e irreverentes.
Pouco empregadas em textos longos, as fontes decorativas recebem a personalidade e os valores da empresa, dando sempre a sensação de criatividade e informalidade.
Qual devo usar na minha empresa?
O primeiro passo é entender qual é sua persona e quais são seus objetivos com a criação de sua marca. Isso porque os tipos, tamanhos e formatos das letras variam de público para público.
Imagine que sua persona é um homem de 60 anos. Não seria nada legal usar uma tipografia pequena e com letras discursivas formais, por exemplo. Isso porque este modelo de texto é muito ornamentado e pode dificultar a leitura.
Uma outra dica na hora de escolher a fonte ideal, é tentar mesclar algumas delas.
Tente combinar dois estilos diferentes no seu layout, por exemplo. Usar uma fonte chamativa no título e outra mais simples no texto pode ser uma boa escolha.
E por fim, é sempre bom reforçar que o mais importante das fontes é facilitar a leitura e o entendimento daquilo que se pretende passar para o seu público.
Gostou das nossas dicas sobre tipos de fontes? Compartilhe esse conteúdo para os seus amigos!