Tipos de fontes: conheça seus significados e saiba como usá-las!

Tipos de fontes

Essenciais para a criação e consolidação de uma marca, os tipos de fontes são ferramentas do design gráfico voltadas para o estudo e aplicação de formatos, tamanhos e estilos das palavras.

Com diferentes significados, a tipografia é capaz de representar, de forma subjetiva, o posicionamento e os valores de uma empresa, além de provocar reações em seu público-alvo.

Para te ajudar a entender melhor quais são os tipos de fontes, assim como seus significados, montamos uma lista com os mais usados no mundo publicitário. Confira:

Fonte Serifada

Transpassando seriedade e formalidade à marca, as fontes serifadas são caracterizadas pelas hastes e prolongamentos no final de suas letras. 

Originalmente, este estilo gráfico teve início na antiga Itália, onde era talhado em pedras. Com a chegada da internet, tal modelo passou a ser utilizado tanto em materiais impressos, quanto no ambiente digital.

Addington​

Confiável e funcional na superfície, o Addington CF é uma fonte serifada versátil e moderna  que pode ser utilizada em textos grandes e pequenos.

Comumente presente em anúncios  e sites, este estilo de escrita também é recomendado para panfletos,  interfaces de jogos e cartões postais.

Mornig Glory

Inspirado na era vitoriana, a Morning Glory é uma fonte vintage que transpassa um tom clássico e  elegante às produções textuais. 

Caracterizado pela serifa, este formato de letra é recomendado para a criação de designs de embalagens de produtos, utensílios domésticos e logotipos descontraídos.

Ropstone

Ropstone é um display de fonte é feito à mão, inspirado em cartazes clássicos. 

Ideal para projetos vintages, este estilo tipográfico  é uma marca registrada da Graptail e pode ser utilizada em projetos variados, como nas criações de marca e no desenvolvimento de produtos.

Camélia

Inspirada nas tipografias geométricas da década de 1920 e nos egípcios da década de 1930, Camelia é uma família tipográfica com traços invertidos que remetem aos formatos circulares e retangulares. 

Projetada para ser utilizada em tamanhos grandes, esta fonte é perfeita para projetos de branding que desejam transferir ao público-alvo a sensação de modernidade e autonomia.

Mac Laurent

 MacLaurent é uma fonte vintage caracterizada por um conjunto estilístico de ligaduras. 

 Seu uso é recomendado para criação de convites cerimoniais, logotipos, embalagens e álbuns de capas.  

Fonte não Serifada

Neste modelo, as letras não apresentam prolongamento nas extremidades, como as serifadas.

Comum em textos curtos, a fonte não serifada preza a simplicidade e objetividade visual. Na psicologia das fontes, este estilo representa clareza, sensibilidade e honestidade.

Empresas como LinkedIn e The Guardian adotaram a fonte não serifada em seus logotipos.

Douglas

Vintage, a fonte Douglas possui traços retos que fornecem clareza e autoridade às marcas. 

A letra em questão é comumente utilizada em logos, cartazes, publicidade, capa de livro e outras obras de arte.

Sanz

Recomendado para ser utilizado em sistemas de sinalização, a fonte Sanz é neutra e simples e garante a sensação de autoridade, transparência e responsabilidade ao público-alvo.

Fonseca

Fonseca é uma fonte semi- serifada inspirado no art deco, um estilo artístico mundial que teve início na Europa no século XX.

Caracterizado pelas formas geométricas retas e pelas formas de letras modernizadas, este formato de letra costuma ser utilizado em temáticas como viagens, história e cultura.

Bergen Text

Criado para melhorar a experiência de legibilidade, especialmente em tamanhos de texto pequenos, a Bergen Text é uma família de 6 fontes com vários recursos Open Type para uso altamente profissional e suporte a idiomas latino, cirílico e grego.

Zenzero Grotesk

Baseada no estilo industrial, Zenzero Grotesk Sans é uma fonte caracterizada por suas ligaduras estilísticas que transpassam a noção de ética, autoridade e autonomia à marca.

Fonte Caligráfica

Divididas em formais e casuais, as fontes caligráficas se aproximam da caligrafia manuscrita.

Enquanto a caligrafia formal tem vários floreios e ornamentos, as casuais são mais simplistas e objetivas.

Partindo da ideia de elegância e liberdade, este estilo de fonte costuma transmitir criatividade e singularidade. Além disso, muitas empresas, como a Coca-Cola e o Instagram, fazem uso deste modelo para gerar impacto e destaque diante de tantas outras marcas.

Carossello

Criado com o objetivo de replicar as letras escritas à mão, a Carosello exibe todas as imperfeições das escritas comuns e, justamente por isso, remete ao estilo vintage da década de 1950.

Leah Gaviota

Leah Gaviota é uma mistura de vários tipos de fonte: script, negrito, contorno, serif e sans-serif.

Com seu visual diferente, a família Leah Gaviota é indicada para assinatura, título do cartão, logo e web design.

Moscato Script

Moscato é uma fonte manuscrita elegante e delicada que transmite a sensação de leveza e harmonia ao público-alvo.

Amithen

Com uma linha de base irregular, a Amithen é uma fonte de escova texturizada indicada para uso em design de título.

Tal fonte, a propósito,  inclui um conjunto completo de letras maiúsculas e minúsculas, bem como suporte multi-linguagem, números, pontuação e ligaduras.

Roomfer

Roomfer é uma fonte que se assemelha a pintura com pincéis e se destaca por seu formato divertido, descontraído e inovador. 

Este estilo tipográfico é adequado para ser usado em logotipo e convites de casamento.

Fonte Decorativa

Usadas nos logotipos de marcas como Lego e Fanta, as fontes decorativas rompem com a tradição e vão em busca de formatos e estilos originais e irreverentes.

Pouco empregadas em textos longos, as fontes decorativas recebem a personalidade e os valores da empresa, dando sempre a sensação de criatividade e informalidade.

Pathways

Pathways é um tipo de script disponível em 3 estilos diferentes: traços circulares, traços retangulares e uma versão áspera para uma estética impressa. 

Com muitos caracteres alternativos e ligaduras, o Pathways possui um estilo limpo e versátil que transfere clareza e objetividade à marca.

Venditum

Venditum Typeface é uma fonte familiar inspirada na tipografia monolina moderna. 

Muito adequado para flyer e cartazes, este formato gráfico também vem sendo usado em camisa e papel timbrado.

Cheddar Gothic

Cheddar Gothic é uma família de 8 tipos desenhada à mão, incluindo estilos Sans, Serif, Slab e Stencil com itálico. 

Versátil, este estilo tipográfico também inclui 92 glifos, além de opções em formatos de letras maiúsculas e minúsculas.

Os detalhes feitos à mão tornam-se muito evidentes quando usados grandes, enquanto as formas constantemente desenhadas mantêm uma boa estrutura quando ajustadas em tamanhos menores. 

Fast Track

Fast Track é uma fonte all-caps com uma aparência distinta de velocidade. Funciona bem em cartazes de corrida, camisetas automotivas e cartões infantis.

Old Carters

Inspirado na antiga sinalização retro, Carters é uma tipografia feita em camadas e comumente empregada em jogos digitais, cartões infantis e logotipos.

Adriele Silva

Baixe agora todo o conteúdo do nosso novo ebook!

Rolar para cima