Termos de marketing: fique por dentro do dicionário publicitário

Gírias de marketing

Não é novidade que todas as profissões tem seus próprios jargões e siglas, não é mesmo? E com o marketing não poderia ser diferente. Brainstorming, Branding, CRM… São tantos termos diferentes no universo publicitário que decidimos montar um dicionário com os principais chavões utilizados no meio. Dê uma olhada nas gírias de marketing!

Brainstorming: a famosa “tempestade de ideias”! Na prática, o brainstorming nada mais é do que reuniões do grupo onde são sugeridos desde projetos novos até ideias para solucionar os problemas apontados pelos clientes.

Branding: também conhecido como “gestão da marca”, o branding reúne várias ações e estratégias de planejamento da empresa, que visam não só a criação de uma identidade, como também sua consolidação no mercado.

Briefing: conjunto de dados necessários para o desenvolvimento de uma função na agência.

Cases: são os trabalhos desenvolvidos pela agência de comunicação. Nos cases, é possível observar como as ações foram desenvolvidas, quais foram os pontos positivos do trabalho e como os resultados influenciam a empresa/marca.

CRM: também conhecida como Gestão de Relacionamento com o Cliente, a sigla vai muito além de ferramentas e softwares, viu? Na prática, o CRM reúne várias informações sobre seus clientes e potenciais clientes que serão úteis para personalizar campanhas e aumentar as vendas.

CTA: a sigla, que vem do inglês “Call To Action”, significa “chamada para ação”. No dia a dia, isso nada mais é do que uma ação de comando fornecida aos clientes na web, como aquele famoso botão do “Faça seu pedido”, por exemplo.

 

Gírias de marketing Foto: Freepik

Deadline: prazo máximo para entregar uma tarefa. Uma das gírias de marketing mais conhecidas, né?

Follow-up: é o famoso monitoramento de uma tarefa que já foi concluída.

Funil de Vendas: são os estágios em que os clientes se encontram no processo de venda. As principais fases deste processo são: descoberta, reconhecimento do problema, busca da solução, análise e compra.

Inbound Marketing: são estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para conquistar leads e convertê-los através de conteúdos em blogs e redes sociais, por exemplo.

KPI: mais conhecidos como “Indicador Chave de Performance”, o KPI é uma ferramenta utilizada para medir a performance dos trabalhos, com base em metas definidas anteriormente.

Landing Page: sabe quando você coloca seu e-mail e nome completo em um formulário para baixar um e-book de graça? Pois é, isso é o landing page. Na teoria, o termo significa “página de aterrisagem” e é utilizado pelas empresas para conseguir novos leads.

Leads: são os potenciais clientes de uma empresa.

Prospect: possíveis clientes que já manifestaram interesse no produto.

Outbound Marketing:  enquanto o inbound é uma estratégica de prospecção de leads passiva, o outbound é ativo, uma vez que identifica o perfil dos possíveis clientes e divulga  suas propagandas de forma direta. Um exemplo disso são as propagandas em rádios e televisões.

SEO: conhecido como “Search Engine Optimization”, o SEO é um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas pelas agências e empresas para manter seus sites e páginas WEB nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

Target: público-alvo.

Trafego: é o alcance de sua página ou site na internet. Quanto mais pessoas visitam seu conteúdo, mais oportunidades de leads e, consequentemente, maiores as chances de vender seu produto. O trafego pode ser orgânico, quando é gratuito, ou pago, quando é patrocinado.

Ux: traduzida como “experiência do usuário”, a estratégia permite entregar desde o melhor conteúdo para o possível cliente, até as melhores experiências dele com relação ao site ou aplicativo usado. Um ótimo exemplo de UX é o site responsivo e intuitivo.

Agora que já está por dentro das gírias de marketing, que tal conferir nossos cases de sucesso?

Com certeza você vai deixar de ser lead, se tornará nosso cliente e juntos, desenvolveremos um projeto de branding que vai atingir em cheio o seu target

Adriele Silva

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