SAC 2.0 | Atendimento personalizado que melhora a imagem da empresa!

SAC 2.0

A importância do Serviço de Atendimento ao Consumidor é incontestável. Conhecido pela sigla SAC, foi ele que, por muitas gerações, sustentou a necessidade das respostas de pedidos, dúvidas, reclamações e sugestões do cliente, sempre da melhor forma possível e de acordo com cada época. Porém, com o passar das décadas, muitas empresas precisaram reinventar a atividade, a fim de resolver problemas burocráticos.

 

Principalmente devido ao surgimento das redes sociais, o atendimento ao consumidor passou por uma modernização. No Marketing Digital, ele é agora o que costumamos chamar de SAC 2.0, ou seja: um atendimento “turbinado”! Brincadeiras à parte, essa é, basicamente, uma maneira de oferecer atendimento personalizado no ambiente digital e incluindo as redes sociais, mas não se limitando somente a elas.

Interação em tempo real e monitoramento

Entre as principais diferenças entre o SAC 2.0 e o atendimento comum, está a urgência do retorno. A rede social, atualmente, pede a interação em tempo real. O cliente que busca os canais digitais, inclusive, quer ter seu problema resolvido dentro de poucos instantes.

Além disto, o monitoramento constante é essencial, principalmente porque muitas das reclamações põem acontecer, inclusive, em público.

Benefícios de investir no SAC 2.0

Imagine passar horas no telefone para trocar um item com defeito? Provavelmente você não voltaria a comprar na mesma loja. Percebe como é difícil recuperar a confiança de um cliente? As pessoas têm se preocupado cada vez mais com a reputação das marcas, por esta razão, mais de 90% dos compradores online pesquisam a avaliação das empresas no site Reclame Aqui, como aponta um levantamento feito pela própria plataforma.

Se sua empresa pode se beneficiar dos comentários positivos acerca dos produtos e serviços oferecidos, o contrário também pode acontecer. Uma reclamação não atendida nas redes sociais mencionando a empresa pode acabar com a imagem da organização, comprometendo os resultados. Por outro lado, o monitoramento constante por meio do SAC 2.0 pode evitar este tipo de problema.

O atendimento online também elimina vários intermediários e burocracias que ainda existem, como entrar em contato com o fornecedor. Essa facilidade e autonomia ajuda a agilizar o pós-venda e aumenta o nível de satisfação.

Ainda entre as vantagens, a comunicação humanizada com certeza chamará a atenção do consumidor da forma correta. Personalizar a conversa revela acolhimento e predisposição a, de fato, auxiliá-la.

Por fim, a satisfação do cliente com o atendimento garante a fidelização. O SAC 2.0 é uma forma de aproveitar o engajamento das redes sociais para identificar como a marca se posiciona e melhorar, cada dia mais, a relação direta com o consumidor.

Dica de ouro da Mindy Comunicação:

Para garantir a eficiência do SAC 2.0, recomendamos, principalmente, que todos os canais de atendimento da sua empresa funcionem de forma integrada e estejam alinhados. Antes de implementar o SAC 2.0, tenha em mente que é necessário ter uma equipe especializada. Não adianta oferecer atendimento via site, rede social e telefone, por exemplo, se cada um deles terá um posicionamento diferente. Lembre-se sempre: todos os setores de comunicação da sua empresa caminham juntos em prol de um único objetivo.

Redação Mindy

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