
Ações de marketing: inspire-se em 5 cases de sucesso que fizeram história nos últimos anos

Quem não se lembra do clássico “Pôneis Malditos”, da Nissan? Ou então da batalha épica entre as gigantes Mc Donald’s e Bob´s por causa do milk shake de ovomaltine? Sem falar nas inúmeras campanhas da Netflix para divulgar suas novas séries e filmes, não é mesmo? Grandes ações de marketing, não acha?
Apesar de fazerem parte de diferentes segmentos e de possuírem “clientes” diferentes, todas as empresas que citamos possuem uma coisa em comum: ações de marketing que entraram para a história da publicidade.
Um dos princípios básicos do marketing digital é contribuir para a conversão de leads em clientes, certo? Existem inúmeras técnicas utilizadas pelas agências de comunicação para alcançarem este resultado, como o investimento em SEO ou no Google ADS, por exemplo.
Além disso, as ações de marketing voltadas para as redes sociais têm recebido muito destaque nos últimos anos e dado bons resultados para as empresas.
Pensando nisso, decidimos selecionar 5 cases de sucesso do marketing digital nas redes sociais. Confira:
1. Pôneis malditos – Nissan
Foto: divulgação
Em 2011, a fabricante de automóveis Nissan lançou um dos comerciais mais criativos do ano. A música “Pôneis malditos” viralizou no YouTube e se tornou um dos assuntos mais comentados na época, assegurando à empresa mais de 16 milhões de visualizações e diversos prêmios na área da comunicação.
O motivo disso tudo? A empresa bateu o recorde de vendas da picape Frontie após a campanha e se tornou uma das referências no mundo do marketing digital.
Para quem não se lembra, o jingle criou uma corrente virtual onde cada pessoa que assistisse o vídeo deveria compartilhá-lo com mais 10 pessoas para se “livrar da maldição do pônei”. Dessa maneira, a empresa alcançou um número maior de visualizações e consequentemente, de vendas.
2. Duelo entre MC Donald”s e Bob’s
Foto: divulgação
Uma das estratégias de marketing digital que vem ganhando força entre as marcas é o duelo entre suas concorrentes. Um exemplo claro disso aconteceu em 2016, quando o MC Donald´s anunciou que passaria a comercializar o famoso milk shake de ovomaltine, uma das marcas carimbadas do Bob´s.
A interação entre as duas gigantes movimentou as redes sociais e em pouco tempo, as provocações amistosas entre as marcas despertou a curiosidade dos seguidores e rendeu muitos memes.
Com a viralização da “disputa”, o engajamento das postagens aumentaram, assim como o interesse dos clientes em consumir o produto.
3. Netflix e suas propagandas virais
Foto: divulgação
Não é novidade pra ninguém que a Netflix atrai milhares de fãs brasileiros com suas propagandas e estratégias de marketing. Além de manter uma interação constante e informal com os seguidores nas redes sociais, a rede de streaming é conhecida por suas “sacadas geniais” durante o anúncio de suas novas séries e filmes.
Quem não se lembra da aparição da cantora Inês Brasil para anunciar a chegada da 4º temporada de “Orange is the New Black”? O vídeo fez tanto sucesso na web que aumentou o público da série e viralizou nas redes sociais.
Desde então a rede convida personalidades famosas da internet para anunciar suas obras e, como você pode perceber, tem dado muito certo!
4. Magalu pistola
Foto: divulgação
Conhecida como Magalu, a atendente virtual da rede Magazine Luiza é uma das grandes estratégias de marketing usadas pela gigante.
Com o objetivo de atrair mais clientes e atender todos os consumidores da web, o avatar sempre interage com seus seguidores, de maneira informal e bem dinâmica.
Criativa, a loja ganhou destaque quando decidiu usar a Magalu em uma de suas campanhas para vender um celular. Na ocasião, a personagem fez um post xingando pela primeira vez. O caso, é claro, despertou o interesse do público e rendeu diversas curtidas e comentários.
Logo depois a avatar explicou que o motivo da sua raiva era um celular travado. Ótimo gancho para anunciar o novo lançamento da marca, né?
5. Pepsi: refrigerante em troca de curtidas
Foto: divulgação
Por último, mas não menos importante, temos a campanha da Pepsi para alcançar engajamento nas suas redes sociais. A ideia foi simples: a cada curtida na fan page da empresa, o cliente ganhava um refrigerante de graça. O método foi feito através da famosa “Like Machine” (em português: máquina de curtidas).
O resultado foi além da visibilidade no mundo digital, já que a marca conseguiu iniciar um relacionamento com milhares de novos internautas.
E aí, gostou dos exemplos de ações de marketing que trouxemos pra você? O objetivo delas é mostrar que as técnicas utilizadas pelas agências de comunicação no mundo digital são fundamentais para atrair leads e convertê-los em clientes.
Agora que está por dentro do assunto, que tal conferir nossas outras postagens no blog?

Adriele Silva
Oi, meu nome é Adriele! Sou formada em jornalismo pela Unesp e desde então venho fazendo o que eu mais gosto: ouvir e contar histórias que informam, instruem e, principalmente, inspiram!


