Ações de marketing: inspire-se em 5 cases de sucesso que fizeram história nos últimos anos

Ações de marketing

Quem não se lembra do clássico “Pôneis Malditos”, da Nissan? Ou então da batalha épica entre as gigantes Mc Donald’s e Bob´s por causa do milk shake de ovomaltine? Sem falar nas inúmeras campanhas da Netflix para divulgar suas novas séries e filmes, não é mesmo? Grandes ações de marketing, não acha?

Apesar de fazerem parte de diferentes segmentos e de possuírem “clientes” diferentes, todas as empresas que citamos possuem uma coisa em comum: ações de marketing que entraram para a história da publicidade.

Um dos princípios básicos do marketing digital é contribuir para a conversão de leads em clientes, certo? Existem inúmeras técnicas utilizadas pelas agências de comunicação para alcançarem este resultado, como o investimento em SEO ou no Google ADS, por exemplo.

Além disso, as ações de marketing voltadas para as redes sociais têm recebido muito destaque nos últimos anos e dado bons resultados para as empresas.

Pensando nisso, decidimos selecionar 5 cases de sucesso do marketing digital nas redes sociais. Confira:

1. Pôneis malditos – Nissan

Ações de marketing Foto: divulgação

Em 2011, a fabricante de automóveis Nissan lançou um dos comerciais mais criativos do ano. A música “Pôneis malditos” viralizou no YouTube e se tornou um dos assuntos mais comentados na época, assegurando à empresa mais de 16 milhões de visualizações e diversos prêmios na área da comunicação.

O motivo disso tudo? A empresa bateu o recorde de vendas da picape Frontie após a campanha e se tornou uma das referências no mundo do marketing digital.

Para quem não se lembra, o jingle criou uma corrente virtual onde cada pessoa que assistisse o vídeo deveria compartilhá-lo com mais 10 pessoas para se “livrar da maldição do pônei”. Dessa maneira, a empresa alcançou um número maior de visualizações e consequentemente, de vendas.

2. Duelo entre MC Donald”s e Bob’s

Ações de marketing Foto: divulgação

Uma das estratégias de marketing digital que vem ganhando força entre as marcas é o duelo entre suas concorrentes. Um exemplo claro disso aconteceu em 2016, quando o MC Donald´s anunciou que passaria a comercializar o famoso milk shake de ovomaltine, uma das marcas carimbadas do Bob´s.

A interação entre as duas gigantes movimentou as redes sociais e em pouco tempo, as provocações amistosas entre as marcas despertou a curiosidade dos seguidores e rendeu muitos memes.

Com a viralização da “disputa”, o engajamento das postagens aumentaram, assim como o interesse dos clientes em consumir o produto.

3. Netflix e suas propagandas virais

Ações de marketing Foto: divulgação

Não é novidade pra ninguém que a Netflix atrai milhares de fãs brasileiros com suas propagandas e estratégias de marketing. Além de manter uma interação constante e informal com os seguidores nas redes sociais, a rede de streaming é conhecida por suas “sacadas geniais” durante o anúncio de suas novas séries e filmes.

Quem não se lembra da aparição da cantora Inês Brasil para anunciar a chegada da 4º temporada de “Orange is the New Black”? O vídeo fez tanto sucesso na web que aumentou o público da série e viralizou nas redes sociais.

Desde então a rede convida personalidades famosas da internet para anunciar suas obras e, como você pode perceber, tem dado muito certo!

4. Magalu pistola

Ações de marketing Foto: divulgação

Conhecida como Magalu, a atendente virtual da rede Magazine Luiza é uma das grandes estratégias de marketing usadas pela gigante.

Com o objetivo de atrair mais clientes e atender todos os consumidores da web, o avatar sempre interage com seus seguidores, de maneira informal e bem dinâmica.

Criativa, a loja ganhou destaque quando decidiu usar a Magalu em uma de suas campanhas para vender um celular. Na ocasião, a personagem fez um post xingando pela primeira vez. O caso, é claro, despertou o interesse do público e rendeu diversas curtidas e comentários.

Logo depois a avatar explicou que o motivo da sua raiva era um celular travado. Ótimo gancho para anunciar o novo lançamento da marca, né?

5. Pepsi: refrigerante em troca de curtidas

Ações de marketing Foto: divulgação

Por último, mas não menos importante, temos a campanha da Pepsi para alcançar engajamento nas suas redes sociais. A ideia foi simples: a cada curtida na fan page da empresa, o cliente ganhava um refrigerante de graça. O método foi feito através da famosa “Like Machine” (em português: máquina de curtidas).

O resultado foi além da visibilidade no mundo digital, já que a marca conseguiu iniciar um relacionamento com milhares de novos internautas.

E aí, gostou dos exemplos de ações de marketing que trouxemos pra você? O objetivo delas é mostrar que as técnicas utilizadas pelas agências de comunicação no mundo digital são fundamentais para atrair leads e convertê-los em clientes.

Agora que está por dentro do assunto, que tal conferir nossas outras postagens no blog?

Adriele Silva

Baixe agora todo o conteúdo do nosso novo ebook!

Rolar para cima