
Personalidade da Marca (Arquétipos) | Qual se encaixa na sua marca?

Já ouviu falar em arquétipo de marca?
Responsável por reunir as principais características de uma marca, o arquétipo é um padrão dividido em 12 tipos diferentes de personalidade.
O conceito, muito aplicado em pesquisas de neuromarketing, também aparece nas áreas de branding e no desenvolvimento de marcas!
Na prática, o arquétipo auxilia a empresa na tomada de decisões, já que reúne suas visões, missões e valores e permite que a marca se posicione diante das situações e causas.
Confira os diferentes tipos de arquétipos e seus significados!
♦ O Inocente
Relacionado a simplicidade e pureza com relação ao mundo e a si próprio.
Exemplo: Dove
♦ O Sábio
Ligado ao conceito de compartilhamento de ideias e conhecimentos, o sábio é uma figura atualizada que está sempre de olho em todas as tendências e acontecimentos do mundo.
Exemplo: Estratégia
♦ O Herói
Coragem é o sobrenome desta personalidade! Sua missão? Transformar o mundo com garra e força de vontade!
Exemplo: Adidas
♦ O Fora da Lei
Focado em revolucionar o mundo, o fora da lei odeia a comodidade e está sempre em busca de mudanças!
Exemplo: Netflix
♦ O Explorador
A ambição e o sentimento de liberdade fazem parte da vida do explorador!
Exemplo: Lamborghini
♦ O Mago
Além de inovação e coragem, o mago conta com uma pitada de magia, mistério e ironia!
Exemplo: Jequiti
♦ A Pessoa Comum
A fim de se encaixar no dia a dia das pessoas, este arquétipo visa a praticidade e a acessibilidade!
Exemplo: Skol
♦ O Amante
Sensualidade e intimidade são as palavras-chave! A ideia desta personalidade é passar a sensação de exclusividade ao cliente!
Exemplo: O Boticário
♦ O Bobo
O Bobo, como o próprio nome diz, é irreverente e engraçado! Sua ideia é conquistar o público pelo carisma!
Exemplo: Brahma
♦ O Cuidador
Este arquétipo representa o carinho e o cuidado com o próximo! Se a personalidade fosse um signo, seria o de câncer!
Exemplo: Unimed
♦ O Criador
Criativa e inovadora, a marca que se encaixar nesta personalidade tende a ser “fora da caixa” em todos os sentidos possíveis!
Exemplo: Apple
♦ O Governante
Com grande poder persuasivo, o governante é um líder e, como tal, usufrui de muito poder!
Exemplo: Clear
E aí, curtiu as informações?

Adriele Silva
Oi, meu nome é Adriele! Sou formada em jornalismo pela Unesp e desde então venho fazendo o que eu mais gosto: ouvir e contar histórias que informam, instruem e, principalmente, inspiram!


