Persona: Como definir o perfil do cliente ideal

Persona

Você já parou para pensar que, seu estilo de vida pode corresponder a Persona criada por alguma empresa em potencial? Ficou sem entender?! Então, nós vamos te explicar, afinal, definir o perfil de uma Persona, nem sempre é fácil, entretanto, é essencial para o seu negócio!

O que é uma Persona?

Essa é uma das dúvidas mais comuns, principalmente para os não habituados com o Marketing Digital, por isso, segue aí, nosso resumão!

Persona é uma representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio, e para idealizarmos essa pessoa, usamos informações reais, que vão desde o nome, idade, gênero, comportamento, características demográficas, hábitos, além de uma história de vida, cercada por suas motivações, sonhos, projetos, objetivos, desafios, ocupação profissional e preocupações, por exemplo.

A fonte ideal, para construir esse perfil, está em sua base de clientes já existente. Sabe aquele cara ou dona de casa que é fiel ao seu produto ou negócio? Pois é, eles podem ser uma boa opção para essa construção, mesmo que ambos tenham suas diferenças, não tem problema, porque um deles irá exemplificar toda a sua procura.

Por que ter uma Persona?

Ter uma Persona é um dos pontos primordiais para a sua estratégia de Marketing Digital, principalmente quando o objetivo é lhe proporcionar resultados. Por isso, ao criar um perfil, você poderá atingir as pessoas certas!

Mas caso você ainda não tenha, além de tempo, você também poderá perder o dinheiro investido em campanhas, mostrando seus anúncios para pessoas que não tenham perfil, interesse, ou que nem entenda qual a mensagem você realmente está passando.

Quando você cria uma persona para o seu negócio, você consegue definir questões como:

● Os tópicos mais relevantes nos quais você deverá escrever;

● O conteúdo que você precisa produzir para alcançar seus objetivos;

● E entender como essas pessoas busca informações e como elas a consomem.

● Como criar uma Persona?

Lembra quando te perguntamos lá no início, sobre o seu estilo de vida corresponder às características da Persona de uma empresa? Então, isso acontece devido a essas perguntas:

● Idade;
● Cargo;
● Hábitos;
● Frustrações;
● Desafios;
● Crenças;
● Hobbies;
● Estilo de vida.

● Hábitos de compra;
● Quais mídias preferem;
● Quem os influencia;
● Qual tecnologia usa;
● Onde busca informação;
● Critérios de decisão na hora da compra;
● Momento da jornada de compra em que se encontra;

São com base nelas, que você irá criar a sua Persona ideal!

Dicas:

● Procure nomear sua Persona e colocar-se no lugar dela.
● Exemplo: “Você acha que Maria, se interessaria por esse produto ou
serviço?”
● Reflita como você irá abordar seu cliente e como seu conteúdo ficará em exposição no mercado.
● Lembre-se de focar não só em clientes satisfeitos, mas como também em clientes insatisfeitos, pois são eles que mostrarão qual a percepção de outras pessoas sobre o seu produto ou negócio.

E aí, bora colocar as mãos na massa? Saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Nath Siqueira

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