O que é Canvas? Saiba como a ferramenta pode auxiliar seu negócio

O que é Canvas

Você sabe o que é Canvas? Também conhecido como “Business Model Canvas”, a ferramenta é uma das mais utilizadas para quem está planejando um novo negócio ou pretende reorganizar um antigo.

Simples e eficiente, o Canvas foi proposto pela primeira vez por Alexander Osterwalder e consiste em uma planilha dividida em vários quadrantes que deverão ser preenchidos pela empresa.

Dentre os tópicos mais comuns, estão:

1. Parcerias:

Quem são ou serão os parceiros do seu negócio? Listá-los vai permitir que você organize suas prioridades e afazeres com base nos seus e nos interesses deles!

2. Atividades:

Quais são seus produtos ou serviços? Como você os produzirá? Tenha sempre em mente quais são os benefícios do seu empreendimento e quais são as suas principais fraquezas! Assim, você conseguirá antecipar possíveis problemas e reduzir os riscos do seu negócio.

3. Proposta de Valor:

Nesse quadrante você precisará definir seu produto através das seguintes perguntas: qual dor/problema você retira do seu cliente ao oferecer seu serviço? O que você vai entregar para ele?

O que é CanvasFoto: reprodução/Freepik

4. Relacionamento:

Converter leads em clientes é muito bom, né? Mas melhor ainda é conseguir manter os clientes por um longo período! Para isso, estreitar o relacionamento com ele e garantir sua satisfação é fundamental!

Nesse sentido, é muito importante que você liste os principais problemas do seu negócio para solucioná-los antes que seu público-alvo comece a reclamar! Além disso, analise a concorrência e veja o que eles têm produzido e quais ideias você pode adaptar para o seu próprio negócio!

5. Segmentos de clientes:

Defina seu público-alvo antes de começar um novo negócio! Conhecer suas dores, necessidades e objetivos vai facilitar a elaboração do seu produto, otimizar o tempo e reduzir os custos!

6. Recursos principais:

Defina o que você vai precisar para elaborar e entregar seu produto ou serviço. Seu negócio precisará de matérias-primas caras? Quantos funcionários será necessário para começar ou dar continuidade ao empreendimento? Como o cenário econômico atual vai impactar a sua empresa?

7. Canais

Ter uma estratégia de marketing para tornar sua empresa reconhecida no mercado é fundamental! Além de pensar no marketing offline, como folder, revistas e panfletos, é necessário investir na mídia online! Uma agência de comunicação pode te ajudar – e muito – nessa missão!

O que adianta ter um produto revolucionário se ninguém o conhece, não é mesmo?

8. Estrutura de custos:

Fique de olho no setor econômico e defina a média de gastos mensais e o que você pode reduzir ou investir ainda mais no seu negócio!

9. Fontes de receita:

Como você vai conseguir renda pra dar o ponta pé inicial no seu empreendimento? Caso ele já tenha saído do papel, conseguirá se sustentar sozinho a partir de quanto tempo?

Gostou dos tópicos? O método é similar a um mapa visual e facilita a identificação de possíveis problemas e soluções no seu negócio, otimizando o tempo e aprimorando a relação da empresa com o cliente.

Para te ajudar a elaborar seu próprio planejamento, a Mindy preparou um modelo bem dinâmico e intuitivo do Canvas! É só preencher nossos formulário e conferir o arquivo na sua caixa de e-mail

Adriele Silva

Baixe agora todo o conteúdo do nosso novo ebook!

Rolar para cima