Mobile Marketing | Entenda essa segmentação do marketing digital!

Mobile Marketing

É impossível falar em Marketing Digital sem considerar ações que impactem os usuários por meio de dispositivos móveis. Cada dia mais, são os celulares que comandam o consumo. De acordo com a pesquisa “Consumo online no Brasil”, realizada em maio deste ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) – em parceria com a Offer –, 87% dos brasileiros preferem o celular smartphone para compras online, transformando-o no dispositivo mais utilizado nas compras pela internet em 2021, um avanço de 20 pontos percentuais em relação à pesquisa de 2019.

O que é o Mobile Marketing? 

O que chamamos de Mobile Marketing utiliza os dispositivos móveis – como tablet, celular, smartwatch, entre outros aparelhos portáteis – com sistema operacional para criar ações de visibilidade da marca e promoções. Isso é possível porque existem tecnologias específicas, que são responsáveis por potencializar o disparo de mensagens aos clientes em potencial.

O dado da pesquisa acima mostra a importância de se criar pontos de contato por meio da usabilidade móvel. Atualmente, as pessoas usam a internet em diversos contextos, seja no ônibus, dentro do supermercado, ou shopping, por exemplo. Apostar nessa estratégia é garantir maior visibilidade da sua marca e levar os seus produtos e serviços até o consumidor, não importa onde, nem quando.

E-mails, SMS, chatbots, postagens em blog, redes sociais e aplicativos: estes canais de captação também resultam em uma série de experiências para quem os recebe pelo smartphone. Enviar uma oferta exclusiva quando o cliente está próximo da sua loja, por exemplo, pode aumentar as chances de uma venda.

Algumas funcionalidades possibilitam, ainda, a intensificação do olhar do cliente em relação à marca:

GPS

Bluetooth

Leitores de QR Code

– GPS: visa reconhecer fluxos de um determinado perfil de usuário para identificar seus hábitos de consumo, encaminhando conteúdo de acordo com suas atividades, além de informações de valor ligadas ao seu negócio;

– Bluetooth: permite enviar materiais diretamente aos usuários, nesse caso, de forma instantânea, expansiva e direta;

– Leitores de QR Code: usado para direcionar links, acessar banners exclusivos ou reconhecer compradores frequentes, é uma das ferramentas que, atualmente, mais tem feito sucesso dentro das estratégias de Mobile Marketing. Se antes poucos conheciam, agora é natural identificar o código de barras e fazer a sua leitura usando o celular. O QR Code também é útil para desenvolver interatividade, mostrando como usar determinado item, sua composição, entre outras sugestões.

Outro objetivo do Mobile Marketing é garantir que todas informações e plataformas sejam responsivas, ou seja: que seu conteúdo seja de fácil acesso e adaptado para o aparelho portátil em questão, facilitando o acesso e navegação do cliente. Sites inaptos aos celulares, por exemplo, podem fazer com que seu negócio perca vendas.

O Mobile Marketing contempla diversas técnicas envolvendo o Marketing Digital e atua na expansão do alcance de um maior número de pessoas e, também, na segmentação com qualidade, visando reduzir lacunas passíveis de erros.

Redação Mindy

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