Marketing nas redes sociais: aumente suas vendas e fidelize seus clientes

Marketing nas redes sociais

Agora o assunto do momento é o marketing nas redes sociais! Você sabia que o Brasil ocupa o 2º lugar na lista de países em que as pessoas passam mais tempo usando as redes sociais?

De acordo com a empresa inglesa GlobalWebIndex – que desenvolveu a pesquisa em 2019 – os brasileiros ficam conectados, em média, 225 minutos por dia nos aplicativos sociais.

Os números são bem significativos se comparados a outros países, como a China e os Estados Unidos, por exemplo. Isso porque o primeiro possui a média diária de 139 minutos, enquanto que no segundo, as pessoas costumam gastar somente 117 minutos com as mídias de relacionamento.

Já deu para perceber que, apesar das diferenças na quantidade de tempo consumido pelos internautas em cada país, o uso das redes sociais se popularizou bastante, certo? E não é a toa que hoje elas estão entre as principais ferramentas utilizadas pelo marketing digital para restaurantes e bares.

Através de hashtags, compartilhamentos, posts e vídeos é possível gerar bastante engajamento e levar o nome do seu estabelecimento para milhares de pessoas.

Pensando nisso, selecionamos 08 dicas de marketing nas redes sociais para aumentar as vendas no ramo alimentício e fidelizar seus clientes. Confira!

Conheça sua persona

Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital, é essencial que você trace o perfil do seu público-alvo para ajustar a maneira como se relacionará com ele. Isso porque a linguagem, os recursos midiáticos e até a própria rede social varia de acordo com a persona definida.
Um jovem dos 18 aos 25 anos, por exemplo, se identificará muito mais com um anúncio criativo e bem editado postado no Instagram, do que com um texto grande veiculado no Facebook.
Por isso, uma boa maneira de reconhecer o seu público-alvo é realizar uma “entrevista” com seus clientes mais fiéis para descobrir um pouco mais sobre suas características comportamentais. Para isso, pergunte sobre idade, carreira profissional, estado civil, trajetória de vida e até sobre os problemas mais comuns na sua vida. Depois disso, selecione as respostas que apresentarem semelhança e elabore um perfil com base nelas.

Capriche no conteúdo das redes sociais

Você já ouviu falar da técnica 80/20? Famosa no universo da publicidade, a regra recomenda que a cada 20 postagens de publicidade, 80 devem ser voltadas para conteúdos informativos e de entretenimento. Isso significa que é muito importante investir em recursos multimidiáticos que despertem a atenção do público e o façam voltar para sua página mais vezes.

Pensando nisso, elabore textos curtos com dicas de drinks ou combinações de pratos, por exemplo. Capriche na edição das fotos dos pratos na hora de postar no Instagram, já que esta rede social é inteiramente visual e valoriza muito as imagens com boas resoluções.

Outro ponto importante é investir nas hashtags durante as postagens, já que elas permitem que milhares de pessoas tenham acesso a sua página.

E não se esqueça de escrever textos curtos em todas as redes sociais, viu? Isso não significa que seus posts serão rasos e irrelevantes, mas sim que eles serão objetivos e diretos!

Invista nos bônus e promoções

Uma das principais táticas usadas para conseguir curtidas e seguidores é apostar nas promoções e bônus para os compartilhamentos e comentários nos posts. Se você gostar dessa ideia, pode fazer um sorteio de um jantar cortesia para um dos seus seguidores, por exemplo. As regras para a brincadeira são variadas, mas as mais frequentes são: marcar amigos nos comentários, curtir a página do bar/restaurante e compartilhar o post nos stories. Depois que seus clientes fizerem isso, é só sortear um dos comentários e avisar o vencedor. Simples, né?

Mantenha o perfil do seu negócio atualizado

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que a atualização frequente das redes sociais é muito importante para conseguir novos públicos e possíveis clientes. Pensando nisso, elabore um cronograma de postagens com os horários de maiores engajamentos e programe os vídeos e imagens em todas as redes sociais. Lembre-se de tomar cuidado para não fazer muitas publicações ao dia, já que seus seguidores podem achar cansativo e deixar de seguir o perfil.
E não se esqueça de manter os dados do seu empreendimento atualizado, viu? É muito importante informar a localização, horário de atendimento, promoções e contato.

Entenda as diferenças das redes sociais

Facebook, Instagram e Twitter são as principais redes sociais da atualidade, não é mesmo? Por isso, é muito importante entender suas diferenças e saber com quais públicos estará lidando em cada uma delas.

Facebook

Com 2,23 bilhões de usuários ativos por mês, o Facebook é a rede social mais utilizada em todos os ramos do mundo empresarial. Ideal para anúncios, a ferramenta abrange diferentes públicos segmentados e permite a interação direta com os clientes, através de comentários, compartilhamentos de posts e curtidas.

Instagram

São mais de 500 milhões de contas ativas por mês, que interagem entre si através de fotos e vídeos. Com um público majoritariamente formado por jovens de 16 a 23 anos, o Instagram possui uma interface dinâmica e várias ferramentas que permitem a promoção dos negócios. Um exemplo disso é o IGTV, plataforma de vídeos com até 15 minutos de duração. Nela, é possível gravar desde a preparação de receitas e drinks, até um bate-papo com os chefes de cozinha, por exemplo.

Twitter

Apesar de não estar na lista das redes sociais preferidas pelas empresas do ramo gastronômico, o Twitter possui 335 milhões de usuários ativos por mês e é indicado para dar mais visibilidade aos profissionais do seu negócio, como o chef ou o barman. A divulgação rápida de eventos ou de acontecimentos relevantes também podem ser repassadas através desta ferramenta.

Tenha um influenciador nas redes sociais

Uma ótima dica para quem deseja alavancar o negócio e torná-lo conhecido é contratar algum influenciador digital para divulgar a marca. Seja youtuber, artista, blogueira ou conhecido da cidade, a figura do social media é acompanhada por vários seguidores que repetem seus comportamentos e hábitos de consumo.

Analise as métricas

Não adianta nada elaborar um plano de comunicação para as redes sociais se não acompanhar as métricas e o desempenho das suas estratégias. Para isso, tenha uma planilha com os níveis de alcance das suas postagens e fique de olho nas interações e feedbacks de seus clientes. Feito isso, faça reajustes e procure atender as expectativas do seu público-alvo.

Procure uma agência de marketing

Já deu pra perceber que o marketing nas redes sociais é complexo e extremamente importante para aumentar as vendas, certo? Por isso, contratar uma equipe especializada no assunto pode te poupar tempo e potencializar ainda mais os resultados. Além de acompanhar as métricas e KPIs das redes, a agência elabora um plano de comunicação ideal para seus objetivos e, de quebra, utiliza as melhores técnicas para que seu negócio chegue para um número maior de clientes e potenciais clientes.

E por falar em estratégias de marketing nas redes sociais, o que você acha de dar uma olhada no nosso portfólio? Lá você verá como são elaborados os planos de comunicação e conseguirá entender melhor como é feito nosso trabalho.

Adriele Silva

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