Marketing imobiliário: confira as principais técnicas do segmento!

Marketing imobiliário

Focado em divulgar os negócios e fortalecer as marcas do mercado, o marketing imobiliário busca criar conexões entre as empresas e o público do setor. As estratégias ajudam a promover as oportunidades do negócio, visando atrair pessoas para a realização de aluguéis, compras e vendas de imóveis e terrenos.

As ações de marketing imobiliário giram em torno do desenvolvimento de anúncios de imóveis e empreendimentos, além da definição de estratégias que possam atrair o público.  Outro ponto do marketing imobiliário visa a solidez no relacionamento com os clientes, prestando suporte ao consumidor.

A importância do Marketing no mercado imobiliário

Mesmo com profundos abalos com as crises econômicas vividas no país e no mundo, o setor imobiliário no brasil tem mostrado uma grande capacidade de recuperação. Há um grande número de empreendimentos iniciados, que vendem imóveis na planta para futuros proprietários, além de construtoras focados em condomínios, casas e salas comerciais. Com isso, o mercado está cada dia mais aquecido e competitivo.

Desta forma, investir em divulgação e na estratégia de comunicação da empresa nunca foi tão importante. Fortalecer a marca para continuar com uma participação ativa no setor é uma necessidade das empresas, que buscam sair na frente no mercado.

Método Inbound

 

Criado para gerar valor ao produto desde o primeiro contato, o Inbound Marketing considera as seguintes etapas:

  • Atração de visitantes para site, redes sociais, etc.
  • Conversão de visitantes em leads.
  • Conclusão do negócio.
  • Transformação do cliente em promotor da marca.
 

Site responsivo

 
Marketing imobiliário
Side view hands of agent and client shaking hands after signed contract buy new apartment.
Foto: Freepik
 

O site é uma das ferramentas mais importantes no marketing digital. É o primeiro passo para a conversão de visitantes em leads, isto é, clientes em potencial. A importância do site é justamente ser simples, objetivo e intuitivo, além de adaptável para os diversos dispositivos que podem ser utilizados no acesso.

A tecnologia responsiva traz ao site a flexibilidade e a adaptação necessária para caber em uma estratégia de marketing, ou seja, contribuir para o funil de vendas. Além disso, um site organizado facilita a comunicação com o público e ajuda na consolidação da credibilidade da empresa.

Um site bem estruturado pode abrigar as mais novas tecnologias que tem conquistado o mercado: tour virtual, imagens em alta definição e carregamento rápido.

Conteúdo de qualidade

 

Produzir conteúdo, principalmente nas redes sociais, tem sido uma boa estratégia no marketing imobiliário. Isso porque o público está cada vez mais imerso na realidade das mídias sociais, e agregam credibilidade às empresas que mantêm redes ativas de comunicação com o cliente.

Ter conteúdos de qualidade aproxima o público da marca, tirando dúvidas e informando o público para que capacite a audiência a entender o modelo de negócio proposto.

Sugestões de conteúdo:

  • Dicas para escolha da localização do imóvel.
  • Explicar o tipo de imóvel indicado para cada perfil de comprador.
  • Indicar a documentação necessária para a compra de um imóvel.

O ideal é variar entre imagens, textos, vídeos e até mesmo podcasts. Quanto mais variado o conteúdo, maior a chance de alcançar diferentes tipos de pessoas.

 

Plataformas imobiliárias

 

Existem diversas plataformas e portais na internet voltados exclusivamente para compra, venda e aluguel de imóveis. Encontrar casas à venda em São José do Rio Preto, por exemplo, nunca foi tão fácil. Muito populares entre as pessoas e fáceis de entender, as plataformas são grandes aliadas das empresas do ramo.

Análise de resultados

 
Marketing imobiliário

Foto: Freepik

Sem análise, os resultados são apenas números. É importante que os retorno seja analisado para entender se a estratégia está surgindo efeito ou não. Existem métricas utilizadas para determinar o desempenho da estratégia usada, e a análise deve seguir a lógica segundo os objetivos da empresa.

 

E-mail Marketing

 

O envio de promoções e newsletters aos clientes por e-mail tem sido muito comum entre as marcas, e no mercado imobiliário não é diferente. Ao identificar o visitante e, através de um pequeno cadastro, ter acesso ao seu endereço de e-mail, é possível enviar oportunidades personalizadas que auxiliam na negociação e no fechamento do contrato.

 

Resposta ágil

 

Normalmente, o público tem pressa para ter informações sobre os negócios. Por isso, é importante que o processo de resposta ao público seja rápido e eficaz, pois é o principal meio de comunicação primária com os compradores em potencial.

Qualquer que seja o estágio de uma pessoa – visitante, lead ou cliente – é importante que suas dúvidas sejam respondidas e seus problemas resolvidos. Isso aumenta a credibilidade da marca, além de crescerem as chances de um cliente se tornar promotor dos serviços prestados pela empresa.

 

Relacionamento

 

Quando alguém busca o aluguel ou a compra de um apartamento em São José do Rio Preto, busca sentir confiança e segurança na empresa que oferece o serviço. Por isso, empresas imobiliárias que não conseguem manter um relacionamento próximo com seu público, normalmente perdem clientes e negócios a todo o tempo.

E aí, o que achou das estratégias de marketing de imobiliária? Conta pra gente nos comentários!

Adriele Silva

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