Marketing Digital para Bares e Restaurantes

Marketing Digital para Bares e Restaurantes

Vamos de dicas de marketing digital para bares e restaurantes! 

Você sabia que 97% dos brasileiros usam a internet para buscar informações sobre os
empreendimentos antes de realizarem as compras ou os pedidos? De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 74% dos entrevistados afirmaram que os aplicativos e sites dos negócios oferecem os melhores preços, enquanto que 69% deles disseram que os recursos digitais garantem mais comodidade.

Ainda falando sobre esta onda de expansão no mercado online, cerca de 90% dos consumidores acreditam nas avaliações e recomendações feitas por outras pessoas nos sites e redes sociais dos empreendimentos, conforme aponta uma pesquisa americana realizada pela Search Engine Land.

Mas o que tudo isso significa para o seu negócio? É simples! O aumento crescente da publicidade nos meios virtuais exige que as ferramentas do marketing digital sejam cada vez mais exploradas, já que elas são as responsáveis por converterem leads em clientes e por aumentarem a rentabilidade do negócio.

Pensando nisso, selecionamos 7 dicas de Marketing Digital para Bares e Restaurantes que vão fazer você faturar ainda mais com o negócio gastronômico. Confira!

1. Saiba quem é seu público-alvo

Antes de mais nada, é essencial traçar o perfil do seu cliente ideal, mais conhecido como persona. Para isso, faça uma pesquisa com alguns de seus consumidores fiéis e descubra informações sobre eles, como idade, formação acadêmica, estado civil e profissão. Características comportamentais e dificuldades enfrentadas no dia a dia também podem ser observadas durante as entrevistas. Depois disso, trace um perfil com as semelhanças encontradas nos clientes e crie ou aperfeiçoe produtos que resolvam essas dificuldades citadas nas entrevistas. Dessa maneira, você filtra melhor o público-alvo e evita gastar dinheiro com produtos que não atendem as necessidades da persona.

2. Faça um site otimizado

Querendo ou não, o site é a cara do seu negócio – pelo menos no mundo digital. Por isso, é essencial que ele seja fácil de usar, seja bem ranqueado nas ferramentas de buscas, e tenha informações importantes, como cardápios de bebidas e comidas, por exemplo.  Além disso, é importante que o site seja responsivo, ou seja, que ele se adapte aos tamanhos diferentes das telas dos computadores, celulares e tablets. A criação de um blog com conteúdos de qualidade também contribui para que seu site seja mais visitado e, consequentemente, para que a sua marca se torne conhecida. Para finalizar, a utilização dos conhecimentos em SEO e o uso de links que redirecionam para as redes sociais da empresa também são bem-vindas na hora de elaborar o site.

3. Atualize sua página no Facebook

Não é novidade para ninguém que as redes sociais dominaram a internet e toda empresa que deseja conquistar o público virtual precisa ter uma página no Facebook. Para isso, crie um cronograma de postagem com fotos dos pratos e sugestões de bebidas para seus seguidores. Nesse sentido, pesquise os horários que tenham mais engajamento e capriche nas legendas curtas e diretas. Outro ponto a se pensar são os sorteios para os clientes que curtirem a página e compartilharem os posts. Dessa forma você aumenta o seu alcance na rede e melhora o relacionamento com o público.

4. Impulsione seu Instagram

Ainda falando sobre as redes sociais, outra ferramenta muito usada no marketing digital para Bares e Restaurantes é o Instagram. Com 800 milhões de usuários, a rede é o lugar ideal para você expor seus produtos e tornar seu empreendimento conhecido virtualmente. Uma das dicas para aumentar o engajamento da sua página é investir em sorteios e descontos para os clientes que compartilharem seus posts nos stories. Você também pode apostar no uso das hashtags nos seus posts, já que elas redirecionam seu conteúdo para o nicho de mercado que se interesse por aquele tema. Caso você seja o dono de um restaurante de comida japonesa, por exemplo, o ideal é publicar uma foto com algum de seus pratos e colocar algumas palavras-chaves nas hashtags, como #comidajaponesa, #sushi, #japanesefood ou #sushilovers. E é sempre bom lembrar que as redes sociais são um dos principais veículos de interação entre a empresa e o cliente. Por isso, se atente aos comentários positivos e negativos dos seguidores e faça o possível para corrigir os problemas apontados pelo público. O feedback é sempre muito importante para colocar os “ponteiros no lugar”!

5. Seja diferente

Um dos principais pontos defendidos no mundo dos negócios é apostar no diferencial! Seja na hora de produzir os pratos, de criar drinks ou até mesmo na hora de elaborar as ações de marketing digital para bares e restaurantes. O cardápio digital é um bom exemplo disso, já que com ele é possível otimizar e facilitar o atendimento dos clientes por meio de tablets. Há também a opção de criar um próprio aplicativo de delivery para o empreendimento. Com isso, seu público conseguirá fazer os pedidos e realizar os pagamentos pelo próprio celular.

6. Fique de olho na concorrência

É sempre bom dar uma espiada nas estratégias de marketing de seus concorrentes! Procure saber como anda o engajamento das redes sociais das empresas do seu ramo e se atente para a forma como elas divulgam seus produtos e lidam com seus seguidores nas redes sociais. Dessa maneira, você poderá se espelhar nos pontos positivos e evitar as eventuais falhas que observa nas concorrentes!

7. Aposte nos cupons de desconto

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no Grupon, Restorando ou ChefsClub, não é mesmo? As famosas compras coletivas ou clubes de benefícios ajudam na divulgação dos restaurantes e, em troca, solicitam descontos para seus clientes. Mas como funciona? É simples! Os clientes acessam os sites de desconto, selecionam os cupons que são interessantes para ele e, depois de anotar o código fornecido pelo site, vão até o portal do empreendimento e realizam a compra online. Na hora de pagar, os usuários inserem o código e conseguem os descontos concedidos pelo restaurante. Com isso, é possível expandir o número de clientes e tornar o negócio mais conhecido na cidade.

Agora que você está por dentro das principais estratégias de marketing digital para bares e restaurantes, que tal dar uma olhada no nosso portfólio?

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