Marketing de Conteúdo: saiba o que é e como utilizá-lo no seu negócio

Marketing de Conteúdo

“Marketing tradicional fala para as pessoas. Marketing de conteúdo fala com elas”.

A frase, dita pelo co-fundador da agência B2B Velocity Tweet, Doug Kessler, confirma  a ideia de que a venda é uma das consequências geradas pelo marketing digital. Para te deixar por dentro do assunto, separamos alguns tópicos relevantes sobre mídias digitais. Confira!

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

Engajamento! Esse é o propósito do Marketing de conteúdo: fazer sua empresa engajar com seu público-alvo e proporcionar uma expansão na sua rede de clientes. Como? Por meio de um conteúdo relevante, claro, conciso e que, de alguma forma, ajude o seu cliente. É assim que você atrai, envolve e transmite valores positivos da sua empresa, além de consequentemente garantir mais negócios!

Entender isso tem sido a dificuldade de milhares de empreendedores, já que muitos focam em ressaltar as qualidades de seus produtos e se esquecem de atender aos desejos do público.

Por isso, tenha em mente que as chances de um cliente fechar com uma marca conhecida, bem posicionada e de valores, são mais propensas do que com marcas desconhecidas.

POR QUE INVESTIR NO MARKETING DE CONTEÚDO?

Segundo dados divulgados na edição de 2018 da Content Trends (maior pesquisa de Marketing de conteúdo do país), cerca de 73% das empresas já haviam adotado o método, enquanto 61,8%, pretendiam adotar em breve.

Quer um motivo que explique tantas empresas investirem neste tipo de Marketing? Se liga!

  • Aumento no tráfego do site: produzir conteúdo relevante é a melhor forma de aparecer no topo da página do Google.
  • Brand Awareness: Nunca ouviu falar nesse nome? Bom, em português costumamos chamar de consciência de marca, uma métrica que tem por finalidade medir o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores. Ou seja, quando você produz um conteúdo de qualidade, sua marca ganha reconhecimento por quem os consumiu.
  • Vendas: fazer um conteúdo que sirva como “guia” do seu lead é a melhor maneira de se vender na internet. Nesse sentido, produzir conteúdos informativos e que sejam do interesse de seu público-alvo pode ser uma ótima maneira de atraí-lo para o seu negócio e convencê-lo de que seu produto é o que ele necessita.
  • Impulsiona a geração de leads: Não importa se você tem inúmeras visitas em seu site, se você não tiver informações sobre esses visitantes, para que eles se tornem potenciais clientes, não adiantará de nada.  Com o Marketing de conteúdo, você conseguirá gerar muito mais leads relevantes para o seu negócio.

Viu como o marketing de conteúdo é relevante? Agora que você já sabe, delimite estratégias sobre:

  • Como escrever;
  • Quando publicar;
  • Em qual canal publicar;
  • Qual formato deverá ser usado;
  • Qual persona pretende atingir;
  • E quais os resultados pretende alcançar.

Com as metas e objetivos definidos, aí sim é hora de colher os bons resultados!

E aí, está gostando? Então, se prepara que vem muito mais!

Adriele Silva

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