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Email Marketing

O e-mail marketing, como o próprio nome diz, é uma estratégia do Marketing Digital que visa utilizar uma mensagem via correio eletrônico como ferramenta de Marketing direto. Toda a comunicação realizada por e-mail entre uma empresa e seus contatos e/ou clientes, com o objetivo de propagar um conteúdo específico, produtos ou promoções é chamada de e-mail marketing. Ele pode conter: imagens, textos e botões específicos, visando sempre direcionar quem recebe para onde você deseja (seu site, por exemplo). Atualmente, de forma geral, essas mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo.

Para que serve o e-mail marketing?

O e-mail marketing é um método desenvolvido para trabalhar com a audiência, ou seja: captar o que chamamos no Marketing Digital de prospects, os clientes em potencial, com o objetivo de transformá-los em um público interessado nos seus produtos e serviços (leads) e, por fim, tornar a marca conhecida e vender ainda mais.

Essa rede de contatos criada com e-mails pode ser adquirida gerando conteúdo de valor ao seu público de interesse, seja ao disponibilizar formulários no site para que a pessoa receba informações exclusivas e promoções, ou oferecendo um material mais completo, como um eBook em troca de dados (como nome e endereço de correio eletrônico). Com a captação desses e-mails, sua empresa terá uma lista qualificada com consumidores que, provavelmente, têm predisposição a aceitar suas ofertas.

É uma prática eficiente para a minha empresa?

O e-mail marketing tem sido uma estratégia usada por muitas empresas que buscam soluções integradas e completas de Marketing Digital completa. De acordo com o FBITS (2020), responsável por criar soluções para lojas online, 61% dos comércios digitais obtêm até 20% do seu faturamento usando esse tipo de divulgação. Segundo a Serasa Experian, o e-mail marketing é o canal que mais gera retorno nesse modelo de negócio, superando qualquer rede social.

Além dos excelentes números, há benefícios incríveis em investir nessa ação para impulsionar a visibilidade do seu trabalho. É possível personalizar as mensagens com mais facilidade, direcionando o e-mail de acordo com a etapa na qual o destinatário se encontra no funil de vendas. Isso aumenta a confiança da pessoa em receber sua proposta, criando uma identificação e maiores chances de criar interesse.

Custo-benefício:

O e-mail marketing traz retorno com segurança financeira. Quando bem utilizado, resulta em ganhos exponenciais permanentes, quando se trata de aumentar a exposição e a reputação na internet. Entre milhares de concorrentes, você precisa ser lembrado pelos clientes. É por isso que 46,3% das empresas brasileiras seguem apostando nessa ferramenta para expandir seu crescimento, como aponta o relatório da Content Trends (2019).

Alto grau no ponto de contato e entregabilidade:

Diferente de outros modelos de anúncios e demais estratégias orgânicas para atrair olhares, uma das maiores vantagens de um e-mail marketing é a garantia de que grande parte da mídia será direcionada a alguém já ‘conhecido’ pela sua organização, obtendo a possibilidade de mudar a abordagem e pensar em novos conteúdos, até chamar a atenção.

Automatização dos comunicado:

Além de uma técnica, o e-mail marketing também é uma plataforma que usa um banco de dados e automação para determinar cada um dos envios, mantendo a personalização. É possível garantir milhares de disparos simultaneamente, tendo em vista que cada e-mail é enviado com o nome de cada uma das pessoas que vai receber a promoção.

Objetividade e métricas assertivas

Essa tecnologia usada para transferir dados e automatizar a comunicação também permite a elaboração de relatórios, com informações extremamente pontuais, como: quem abriu o e-mail, se houve alguma interação, ou se a pessoa clicou em um link para ser direcionada, obedecendo à chamada para a ação. Todo conhecimento gerado ajuda a monitorar os resultados e estipular indicadores de performance.

Redação Mindy

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