Ebook A Importência do Planejamento de Marketing Digital

Ebook A Importância do Planejamento de Marketing Digital
Compreender o Marketing Digital, conjunto de estratégias de comunicação integrada voltadas para a promoção de uma marca na internet, vai muito além aprender seus conceitos. Para elaborar um planejamento, é preciso entender as melhores formas de impactar o cliente, entendendo que todas se completam, mas com a consciência de que cada vertente funciona de uma maneira diferente. Quando todos os canais estiverem alinhados e trabalhando em função do mesmo objetivo, o planejamento estará apto a oferecer resultados melhores e a reduzir os ruídos. Antes de colocar as ações em prática, você sabe qual é a importância de delinear determinados aspectos neste campo?
De acordo com o Relatório Think With Google, 63% das experiências de compra começam na internet, levando em consideração não apenas os resultados de lojas online, mas também das físicas, que são impactadas por pesquisas prévias. Pois é: não restam dúvidas de que sua empresa precisa fazer parte do mundo digital para que as pessoas possam conhecer seus produtos e serviços. Antes de investir em qualquer braço do Marketing Digital, seu planejamento deve ser traçado com cautela e, acima de tudo, com estratégia. Sua importância começa pela capacidade de desenvolver ações e previsões responsáveis, que podem influenciar diretamente no crescimento das vendas. Avaliando quais são os recursos disponíveis e os objetivos internos da sua empresa dentro do segmento, é possível viabilizar um passo a passo para atingir o público-alvo. Também faz parte deste processo o entendimento sobre o perfil de consumidor, traçado por meio de um diagnóstico preciso sobre suas necessidades e hábitos. No caso das mídias sociais, por exemplo, o perfil possibilita estreitar a proximidade entre a marca e o comprador. Segundo pesquisa da Cision, referência em análises no setor de comunicação, 84% dos compradores esperam que as marcas desenvolvam conteúdos divertidos e que proponham soluções para seus problemas.   Além de ser uma questão importante na gestão do negócio, um bom delineamento de Marketing Digital auxilia a determinar os custos necessários para poupar prejuízos financeiros, a fim de estabelecer o monitoramento das decisões, e a visualizar possíveis mudanças por melhorias. Abaixo, a Mindy Comunicação listou pontos essenciais para um bom planejamento. Confira:  

Análise do setor

Conteúdo Estratégico

Entender concorrência

Feedback rápido

Entender público alvo

Valores

1. Análise do setor ou do mercado

Seu setor está em crescimento neste momento? Se sim, este ponto é, com certeza, um diferencial para o seu negócio. Neste caso, a estratégia seria diferente, por exemplo, de um setor já maduro ou em declínio.

2. Entenda sua concorrência

Identificar quem são seus concorrentes é também essencial para o planejamento de Marketing Digital. É preciso ir além e entender pontos como o posicionamento destas empresas, as estratégias e como está a imagem delas para os clientes.

3. Entenda seu público-alvo

Parece simples, mas não é. Entender com quem você está falando diz muito sobre sua comunicação. Muitas empresas ainda trabalham sem ter uma visão clara de quem é, de fato, seu cliente. Essa visão guia todo o planejamento de mídia e comunicação. Sem isso, seus resultados estarão diretamente comprometidos.

4. Conteúdo estratégico

Na era da influência, o desejo por determinado produto ou serviço é estimulado fortemente pelas mensagens presentes em todas as redes. Se antes a televisão e os banners disparavam propagandas, atualmente as postagens e até mesmo os comunicados personalizados fazem parte desse estímulo ao consumo. Em meio à concorrência, a originalidade e a efetividade da comunicação são primordiais para chamar a atenção e convencer pela credibilidade.

5. Feedback rápido

Diferente das ações em outros tipos de canais, como os televisivos, panfletos e cartazes, o Marketing Digital permite uma proximidade sem precedentes com as pessoas. Entre avaliações, comentários e indicações para amigos e colegas, tudo está na web, sendo compartilhado o tempo todo. Uma reclamação ou um elogio podem virar métrica para continuar ou mudar alguma tática nos outros setores, como atendimento ou logística.

6. Valores

Você já questionou qual é o seu principal diferencial? Esse retorno mais rápido proporcionado pelo avanço da tecnologia, ampliou a conexão entre as marcas e clientes. Muitos querem adquirir algo não apenas pelo valor de uso, mas também pelo posicionamento da empresa. A personalidade de uma marca conta e é claramente exaltada por suas ações. Mostrar as preocupações e expressar as principais características é, hoje, essencial. Assim, são gerados pontos de identificação e de confiança. Isso pode, a longo prazo, afunilar a fidelidade do consumidor, que estará cada vez mais disposto a falar sobre seu trabalho com entusiasmo.

“Comunicação Integrada é o uso de diversas ferramentas promocionais, incluindo propaganda, de modo coordenado para criar e manter a conscientização, identidade e preferência de marca.”

(O’Guinn, Allen, Semenik)

Redação Mindy

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