Criação de Marca | Por Onde Começar

criação de marca

Um trabalho muito recorrente aqui na agência é o de criação de marca. Adoramos desenvolver marcas! A marca é a representação simbólica da sua empresa. Ela vai dar significados a sua empresa e causar a primeira impressão. Quando ela atingir uma certa maturidade, só de bater o olho, a pessoa já absorverá os valores da sua empresa. Certo, e por onde começar?

Briefing

O briefing é fundamental para entendermos qual é a necessidade do cliente. Nesta etapa levantamos todas as questões que serão importantes para o desenvolvimento da marca. Não tem como a agência criar uma marca que encante o cliente e crie uma conexão forte com o público, sem saber exatamente tudo o que ela quer passar.

Aqui na Mindy Comunicação, temos um documento próprio onde coletamos todas as informações do cliente. Podemos fazer esta coleta de informações por email, chamada ou WhatsAPP. O importante é ter as informações necessárias para a criação fazer um bom trabalho.

No Briefing a gente vai levantar as informações mais relevantes. Qual o segmento principal de atuação (core business), quais são os serviços e produtos que a empresa oferece (mix), qual a história da empresa, quais são os elementos e cores que devem compor o logotipo, e por aí vai!

Esta etapa garante a direção da criação. 

Coletado o briefing, vamos para a etapa seguinte, o famoso e querido: Brainstorm!

Brainstorm

O Brainstorm, como o próprio nome já diz, é uma tempestade de ideias. Agora, é a hora da equipe se reunir para entender o briefing e dar o máximo de ideias possíveis para chegarmos a um caminho. 

Seja para o processo de Namming (desenvolvimento de nome) ou para o Logotipo, é a hora de sermos criativos.

Após a tempestade de ideias, é interessante se desconectar do job por um tempo, pois quando voltarmos para ver, conseguiremos dar aquela peneirada nas melhores ideias, e descartar as que não fazem sentido.

Logotipo

Após o brainstorm, chegou a hora mais esperada de todo designer: a criação do logotipo! – ÓHHH! (leia em tons de ópera). Com o briefing alinhado, é hora de botar as ideias no papel ou então direto na tela do computador. Buscar referências, pesquisar a concorrência, salvar as imagens que mais se alinham com o briefing. E agora? Corel? Ilustrator? Na realidade tanto faz! O importante é ser desenvolvido em vetor. Aqui na agência utilizamos o Ilustrator, já que a Adobe possui diversos programas que conversam entre si como o Photoshop, Indesign, Premiere, After Effects, etc… We love Adobe! (Patrocina nóis, Adobe!)

Começar pela fonte ou pelo logotipo? Depende. Eu gosto de começar pelas fontes, pois já dá uma ideia bem norteadora da marca. Fica mais palpável. Porém, não tem uma regra para isto. Brincar com as cores e elementos que foram coletados no briefing é fundamental. Fazer testes. Nestes momentos é que a criatividade aflora, na conexão de elementos que fazem lógica. A marca começa a dar a cara.

Aqui na agência, costumamos apresentar de 02 a 03 opções de logotipo, a não ser que de cara a gente já se apaixone por uma opção única! Criamos as opções com mais de um designer, pois assim temos mais visões do mesmo trabalho. 

Chegou a grande hora! 

Marcada a reunião de apresentação do logotipo, é hora de preparar uma apresentação com as opções que temos. 

Costumamos imprimir as opções para facilitar a decisão. 

Se a decisão não for tomada na hora, aguardar um tempo para digerir a ideia. 

Logo aprovado!? Vamos para a identidade visual.

Cartão de Visitas

O primeiro material a ser desenvolvido após o Logotipo é o famoso cartão de visitas. Temos dois formatos: o digital e o impresso. Para encontros rápidos um cartão impresso pode salvar seu negócio. Utilizamos os dois modelos. Os valores variam de acordo com a gramatura do papel, o corte, acabamento e outros fatores. Você pode escolher uma gráfica local e também tem a opção de gráficas online. Normalmente utiliza-se o logotipo na frente e as informações pessoais e comerciais na parte de trás do cartão de visitas.

A visualização no mockup valoriza a apresentação!

Papel Timbrado

O papel timbrado serve para identificar a sua empresa em documentos impressos e digitais. Além de valorizar a sua marca, ele vai informar os dados da sua empresa de maneira prática. 

É possível imprimir em gráfica com melhores acabamentos, ou ser em impressoras convencionais. E principalmente, fazer o uso dele no seu documento em nuvens. Utilizamos o Word via Google Drive.

Template

O template é muito utilizado para apresentações comerciais (PDF, Power Point) para identificar a empresa. É uma maneira prática e profissional de apresentar resultados, fazer prospecções comerciais e  apresentar palestras.

Assinatura de Email

A assinatura de email é indispensável para sua comunicação. Ela deve ser limpa e com as informações do seu negócio. Não é necessário fazer uma assinatura gigantesca para impactar quem está recebendo seu email. Pelo contrário, após muita troca de email, sua imagem se torna cansativa. Less is more. Nós gostamos da simplicidade em assinaturas de email.

Manual da Marca

O manual indica como sua marca deve ser usada. Nele, vai conter o link para download dos seus logotipos, as diversas aplicações dele, o pantone das cores, as fontes e outras informações que padronizem a sua marca. Ele garante que sua marca deve ser usada da maneira correta. Existem diversos tipos de manuais, uns mais simples, outros mais complexos. O importante é ele garantir as aplicações básicas da marca.

Personagem

O personagem é aquele carinha que humaniza a sua marca. Cria uma aproximação com o público e vira o seu porta voz. Temos diversas referências famosas como o Ronald MacDonald, o Coelho da Duracell e a Lu do Magazine Luiza, que tem até um canal no Youtube com milhões de visualizações. 

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Estes são alguns  dos itens básicos para a criação de uma marca. Também temos a etapa do registro em marcas e patentes. Com a marca pronta, agora é hora trabalhar o marketing, conquistar clientes e fortalecer ela cada vez mais.

Se ficou algumas dúvida, entre em contato pelo email contato@mindy.com.br e teremos muito prazer em atendê-los.

Rennan Saccoman

Oi, eu sou o Renan! Iniciei minha carreira como freelancer na área de design gráfico! Trabalhei em algumas agências em que sou muito grato pelo que aprendi, e hoje vivo o meu sonho, sendo CEO da Mindy Comunicação

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