Como aumentar suas vendas em momentos de crise: confira as dicas!

Como aumentar suas vendas

A disseminação do Covid-19 no mundo e o isolamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxeram a tona um dos questionamentos mais pertinentes no mundo dos negócios: como aumentar suas vendas em momentos de crise sem infringir as regras gerais de quarentena?

O fechamento físico dos serviços não essenciais e do comércio ressaltaram ainda mais a importância de se investir no mercado digital para ampliar as vendas e minimizar os efeitos da crise econômica. 

De acordo com as pesquisas do Centro Regional de Estudos (Cetic), 78% das empresas analisadas já possuem perfis na internet, sendo que 57% delas realizam vendas online. Os dados foram divulgados pela agência pública EBC.

Os números são bem significativos e reforçam a importância da entrada e consolidação das empresas no universo digital, tendo em vista que 70% dos brasileiros têm acesso a internet e podem se tornar potenciais consumidores.

O investimento no mundo digital já é uma realidade para muitas empresas de pequeno, médio e grande porte no país. Para se ter uma ideia, o Brasil é o país da América Latina que mais liberou recursos no mercado de anúncios na web.  

O motivo deste investimento vem em forma de resultados: segundo a Search Engine Land, mais de 70% das pesquisas que foram feitas na internet em 2014 foram convertidas em compras nas lojas físicas. 

Além disso, as compras online cresceram 35% no primeiro semestre de 2019 se comparadas com o mesmo período do ano anterior. O que significa que 19 milhões de usuários fizeram ao menos uma compra online nos meses estudados.

Em 2020, em decorrência da pandemia e do isolamento, o e-commerce brasileiro tem previsão de aumentar em 18% as vendas, alcançando a marca de R$ 100 bilhões.

Agora que você já está por dentro da importância do investimento digital para o seu negócio, vamos te explicar como o marketing digital pode ser seu grande aliado nesta tarefa.

Confira 06 dicas de como ganhar dinheiro na pandemia através do marketing digital:

1.Sites e Redes Sociais

 

Se engana quem acha que um site hospedado na rede e um perfil nas redes sociais são suficientes para garantir as vendas online.

É preciso manter os serviços atualizados e impulsionar a divulgação dos seus veículos de comunicação através de imagens, vídeos e matérias atrativas.

Além disso, a elaboração de um cronograma com postagens diárias é sempre bem vinda, levando em conta – é claro – os horários que seu site e suas redes recebem mais visitas.

Não se esqueça de aderir às técnicas de SEO e ao uso das hashtags na hora de fazer os posts, viu? Todos os detalhes de impulsionamento e engajamento das mídias você confere na nossa matéria “Marketing nas redes sociais” .

2. Delivery

 

Nem é preciso dizer o quanto o delivery se tornou essencial nos tempos de crise, não é mesmo?

Segundo um estudo divulgado pela revista Exame, as compras com entrega a domicílio aumentaram 59% no país se comparadas ao período anterior a pandemia.

Isso significa que as empresas que disponibilizam este serviço têm mais chance de aumentar as vendas e garantir a satisfação de seus clientes.

3. WhatsApp Business

 

Como aumentar suas vendas
 

Existe maneira mais fácil e prática do que oferecer serviços e produtos por meio do WhatsApp Business? Altamente profissional e dinâmico, o app permite que as empresas conversem diretamente com seus clientes, a fim de prestar esclarecimentos, realizar negócios e agora, fazer transações de dinheiro.

Para quem não sabe, a rede social divulgou recentemente que o aplicativo permitirá a realização de transferência de dinheiro sem custo nenhum.

A ferramenta será estreada pelo Brasil e estará disponível nas próximas semanas, através do Facebook Pay.  Se interessou pelo assunto? Então confira nossa matéria completa sobre o novo recurso.

4. Cursos Online

 

Já pensou em gravar vídeos educativos voltados para o segmento da sua empresa? A quantidade de usuários interessados em cursos online subiu consideravelmente na quarentena, o que pode ser uma ótima oportunidade para divulgar sua marca e  fazer dinheiro.

Através de seu site, por exemplo, você pode reservar uma área exclusiva aos assinantes. Nesta seção, é possível utilizar aulas, podcasts e palestras informativas que gerem interesse ao seu público alvo.

Durante as aulas, indique seus produtos e explique como eles podem ser úteis para seu nicho. Assim, além de faturar com as aulas, você pode converter seus leads em clientes.

5. Espaço para Publicidade

 

Uma boa opção para quem deseja ganhar dinheiro através do marketing digital é vender espaços para publicidade.

Para isso, é necessário definir os preços dos espaços reservados no seu site e nas redes sociais, além da quantidade de dias em que os anúncios serão feitos. Lembre-se de que a venda de espaços requer um estudo antecipado da marca em que pretende fechar negócio, além de métricas muito boas dos seus veículos de comunicação.

6.Google Ads

 

Não poderíamos finalizar a lista sem falar do famoso Google ADS, não é mesmo? Voltado para a geração de performance para as empresas, a ferramenta leva em conta três fatores: a segmentação, a landind page e o anúncio. 

O primeiro item significa que o Google ADS vai mostrar seus produtos apenas para aquelas pessoas que realmente apresentam interesse nele.

Já o landind page está ligado a qualidade dos seus anúncios e a sua credibilidade. Isso porque o Google mede a relevância da sua página baseado nas ações dos internautas. Não entendeu nada? Vamos explicar de forma mais didática!

A pessoa que acessa sua página tem alguma expectativa criada, certo? Caso seu produto ou site não alcance as expectativas desejadas, a pessoa retorna ao Google e pesquisa por outros produtos. Isso é levado em conta na hora de medir o grau de importância do seu site e pode ajudar ou atrapalhar a sua visibilidade no mundo digital.

Por fim temos o anúncio, que deve ser bem chamativo e é claro, deve trazer benefícios que superem os concorrentes.

 Agora que você sabe como aumentar suas vendas em momentos de crise, confira nossas outras matérias no blog e não deixe de acessar ao nosso portfólio!

Adriele Silva

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