
Como aumentar suas vendas em momentos de crise: confira as dicas!

A disseminação do Covid-19 no mundo e o isolamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxeram a tona um dos questionamentos mais pertinentes no mundo dos negócios: como aumentar suas vendas em momentos de crise sem infringir as regras gerais de quarentena?
O fechamento físico dos serviços não essenciais e do comércio ressaltaram ainda mais a importância de se investir no mercado digital para ampliar as vendas e minimizar os efeitos da crise econômica.
De acordo com as pesquisas do Centro Regional de Estudos (Cetic), 78% das empresas analisadas já possuem perfis na internet, sendo que 57% delas realizam vendas online. Os dados foram divulgados pela agência pública EBC.
Os números são bem significativos e reforçam a importância da entrada e consolidação das empresas no universo digital, tendo em vista que 70% dos brasileiros têm acesso a internet e podem se tornar potenciais consumidores.
O investimento no mundo digital já é uma realidade para muitas empresas de pequeno, médio e grande porte no país. Para se ter uma ideia, o Brasil é o país da América Latina que mais liberou recursos no mercado de anúncios na web.
O motivo deste investimento vem em forma de resultados: segundo a Search Engine Land, mais de 70% das pesquisas que foram feitas na internet em 2014 foram convertidas em compras nas lojas físicas.
Além disso, as compras online cresceram 35% no primeiro semestre de 2019 se comparadas com o mesmo período do ano anterior. O que significa que 19 milhões de usuários fizeram ao menos uma compra online nos meses estudados.
Em 2020, em decorrência da pandemia e do isolamento, o e-commerce brasileiro tem previsão de aumentar em 18% as vendas, alcançando a marca de R$ 100 bilhões.
Agora que você já está por dentro da importância do investimento digital para o seu negócio, vamos te explicar como o marketing digital pode ser seu grande aliado nesta tarefa.
Confira 06 dicas de como ganhar dinheiro na pandemia através do marketing digital:
1.Sites e Redes Sociais
É preciso manter os serviços atualizados e impulsionar a divulgação dos seus veículos de comunicação através de imagens, vídeos e matérias atrativas.
Além disso, a elaboração de um cronograma com postagens diárias é sempre bem vinda, levando em conta – é claro – os horários que seu site e suas redes recebem mais visitas.
Não se esqueça de aderir às técnicas de SEO e ao uso das hashtags na hora de fazer os posts, viu? Todos os detalhes de impulsionamento e engajamento das mídias você confere na nossa matéria “Marketing nas redes sociais” .
2. Delivery
Segundo um estudo divulgado pela revista Exame, as compras com entrega a domicílio aumentaram 59% no país se comparadas ao período anterior a pandemia.
Isso significa que as empresas que disponibilizam este serviço têm mais chance de aumentar as vendas e garantir a satisfação de seus clientes.
3. WhatsApp Business

Existe maneira mais fácil e prática do que oferecer serviços e produtos por meio do WhatsApp Business? Altamente profissional e dinâmico, o app permite que as empresas conversem diretamente com seus clientes, a fim de prestar esclarecimentos, realizar negócios e agora, fazer transações de dinheiro.
Para quem não sabe, a rede social divulgou recentemente que o aplicativo permitirá a realização de transferência de dinheiro sem custo nenhum.
A ferramenta será estreada pelo Brasil e estará disponível nas próximas semanas, através do Facebook Pay. Se interessou pelo assunto? Então confira nossa matéria completa sobre o novo recurso.
4. Cursos Online
Através de seu site, por exemplo, você pode reservar uma área exclusiva aos assinantes. Nesta seção, é possível utilizar aulas, podcasts e palestras informativas que gerem interesse ao seu público alvo.
Durante as aulas, indique seus produtos e explique como eles podem ser úteis para seu nicho. Assim, além de faturar com as aulas, você pode converter seus leads em clientes.
5. Espaço para Publicidade
Para isso, é necessário definir os preços dos espaços reservados no seu site e nas redes sociais, além da quantidade de dias em que os anúncios serão feitos. Lembre-se de que a venda de espaços requer um estudo antecipado da marca em que pretende fechar negócio, além de métricas muito boas dos seus veículos de comunicação.
6.Google Ads
O primeiro item significa que o Google ADS vai mostrar seus produtos apenas para aquelas pessoas que realmente apresentam interesse nele.
Já o landind page está ligado a qualidade dos seus anúncios e a sua credibilidade. Isso porque o Google mede a relevância da sua página baseado nas ações dos internautas. Não entendeu nada? Vamos explicar de forma mais didática!
A pessoa que acessa sua página tem alguma expectativa criada, certo? Caso seu produto ou site não alcance as expectativas desejadas, a pessoa retorna ao Google e pesquisa por outros produtos. Isso é levado em conta na hora de medir o grau de importância do seu site e pode ajudar ou atrapalhar a sua visibilidade no mundo digital.
Por fim temos o anúncio, que deve ser bem chamativo e é claro, deve trazer benefícios que superem os concorrentes.
Agora que você sabe como aumentar suas vendas em momentos de crise, confira nossas outras matérias no blog e não deixe de acessar ao nosso portfólio!

Adriele Silva
Oi, meu nome é Adriele! Sou formada em jornalismo pela Unesp e desde então venho fazendo o que eu mais gosto: ouvir e contar histórias que informam, instruem e, principalmente, inspiram!


