Análise SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Análise SWOT

Já ouviu falar em análise SWOT ou Fofa? Se você não faz ideia do que seja, chegou a hora de te apresentarmos a uma das ferramentas mais populares do mundo do Marketing Digital! Ficou curioso?! Então venha com a gente em mais um artigo que vai fazer toda a diferença no projeto do seu negócio!

Também conhecida como Fofa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças),  a análise SWOT recebe este nome por causa das letras iniciais das palavras Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Estes termos, inclusive, serão muito usados durante o planejamento do marketing digital do seu negócio.

Agora que você já sabe a origem da nomenclatura, vamos aos conceitos e aplicações da análise SWOT no dia a dia da sua empresa.

O QUE É ANÁLISE SWOT?

Utilizada para analisar cenários e auxiliar na tomada de decisões, a análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que costuma ser usada durante o processo de identificação de problemas e soluções encontradas nas empresas.

Neste tipo de análise, você consegue ter um diagnóstico completo da atual situação do seu negócio e dos ambientes ao seu redor, garantido mais oportunidades e evitando qualquer tipo de risco.

Mas, você deve estar se perguntando, para que servem aquelas palavrinhas que nos referimos lá em cima? Bom, quando falamos das forças e fraquezas, significa que vamos analisar internamente todos os fatores positivos e negativos do seu projeto.

Já nas oportunidades e ameaças, estamos nos referindo ao ambiente externo, onde analisamos o mercado, os concorrentes, fornecedores e até mesmo o macroambiente político, econômico, social e cultural.

Os resultados de cada fator formam uma matriz (2×2), que chamamos de Matriz SWOT, onde dividimos os quatros pontos da análise entre os fatores internos e externos (positivos e negativos). 

AMBIENTE INTERNO

Forças

Procure analisar todas as qualidades do seu empreendimento, a fim de fortalecê-las cada vez mais. 

Dentre as perguntas mais relevantes neste processo, estão:

  • Quais pontos fazem seu cliente optar por determinado negócio;

  • Qual é a disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção do serviço?  

  • Qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes?

Fraquezas

Tente focar nas questões ruins que possam interferir no seu negócio. Dessa forma, será possível antecipá-las e repará-las antes de ter eventuais prejuízos. Nessa etapa, você pode fazer os seguintes questionamentos: 

  • Meu negócio terá custos altos com transportes?

  • O projeto terá maiores gastos com manutenção de equipamentos e colaboradores com valor e hora mais caro?

 

Análise SWOT

AMBIENTE EXTERNO

Macroambiente

O macroambiente refere-se a tudo que está além do seu segmento e que, de uma forma ou outra, vai interferir no seu projeto. Entre os principais fatores de influência externa estão: 

  • Os projetos de leis, os novos governantes e as correntes ideológicas (política e legislação);

  • Inflação, níveis de consumo e renda da população (economia);

  • Crescimento da população, a natalidade e escolaridade (demografia);

  • Crenças, valores, costumes e hábitos de consumo (sociedade e cultura);

  • Escassez da matéria-prima, catástrofes e aumento da poluição (meio ambiente).

Oportunidades

Nesta parte, é necessário identificar e enumerar todas as oportunidades que seu negócio terá, de acordo com as mudanças do mercado e nos fatores econômicos.

Dentre as perguntas mais frequentes, estão:

  • Como o cenário econômico do país afetará meu negócio? 

  • De que maneira posso explorar novas áreas? É viável?

  • Como reduzir os custos sem afetar a qualidade da produção?

  • Quais foram as principais mudanças sofridas no segmento do meu negócio?

Ameaças

A ideia da última etapa da análise SWOT é indicar todos os fatores que podem atrapalhar seu empreendimento e que fazem parte do cenário externo. Apesar de não estar sob o seu controle, é possível antecipá-los para minimizar os efeitos negativos.  

Como possíveis perguntas a serem feitas, listamos:

  • Os custos de produção estão aumentando?

  • Os produtores são de confiança?

  • Quais são os concorrentes diretos do negócio?

  • As novas tendências do segmento estão atrapalhando a venda dos produtos? De que forma?

Depois de responder todos os questionamentos, é hora de filtrar as principais informações e, a partir daí, elaborar estratégias que explorem os pontos positivos, encontrados nas etapas da “força” e “oportunidades”, e minimizem os efeitos negativos, apontados nas “ameaças” e “fraquezas”.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ANÁLISE SWOT

Agora que você está por dentro do passo a passo da Análise SWOT, vamos aprender um pouco mais sobre os principais benefícios gerados pelo planejamento antecipado. Confira:

  • Segurança na tomada de decisão;

  • Reconhecimento realista do cenário atuante;

  • Compreensão assertiva sobre a concorrência;

  • Antecipação de tendências;

  • Planejamento de alternativas de ação.

Por fim, mas não menos importante, é hora de colocar a mão na massa e começar do zero sua matriz SWOT. Mas, como fazer isso?

Primeiramente, procure refletir e observar todos os cenários comentados até aqui, depois é só seguir o passo a passo:

  • Monte uma planilha no Excel (ou cartolina);

  • Divida a em 4 quadrantes.

  • Liste as características que fortalecem o seu negócio (que o faz competir com seus concorrentes);

  • Aponte seus pontos fracos;

  • Anote os aspectos internos positivos, que podem gerar forças para que o seu negócio tenha mais oportunidades e melhorias;

  • E finalmente, marque os aspectos externos negativos considerados como uma ameaça ao negócio.

Depois de seguir todos os passos, pense em ações que possam te ajudar a aproveitar as forças e oportunidades e também em como diminuir os riscos e ameaças identificados.

E aí, anotou tudo? Agora que já está por dentro de tudo sobre a análise SWOT, o que acha de dar uma olhadinha no nosso portfólio e nos outros blog posts para se inspirar?

Adriele Silva

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