Análise de Mercado: Saiba como ela pode auxiliar no crescimento do seu negócio

análise de mercado

Você sabia que, (77%) dos brasileiros pensam em empreender? Esses foram os dados apontados em uma pesquisa realizada em julho do ano passado pelo jornal O Globo. E acredite, enquanto (63%) desejam se tornar “patrão”, outros (64%) são motivados pela flexibilidade de horários, (54%) pelo aumento em seus ganhos, (51%) pela satisfação profissional e em quinto lugar, com (50%) está parte da população que deseja seguir a profissão dos sonhos.E se você se identifica com algumas dessas porcentagens, saiba que antes de investir, é preciso analisar minuciosamente o mercado no qual pretende entrar. Quer entender melhor?

Então, acompanhe esse artigo e aprenda!

O que é uma análise de mercado?

A análise de mercado é um processo de “obtenção de informações”, sobre o mercado de atuação no qual seu produto estará inserido, é durante este processo, que você saberá quais os fatores positivos e negativos podem te afetar.

Tenha também, dados sobre o segmento e contexto no qual sua organização irá atuar, conheça o potencial do seu público-alvo e dos fornecedores, em relação ao seu produto e o posicionamento da concorrência.

Este tipo de análise, é quem determina o nascimento do seu negócio, por isso, considere todos esses fatores e tome decisões assertivas! Há dois tipos básicos de análise de mercado que chamamos de “análise de gabinete” e “pesquisa de mercado”.

Análise de Gabinete

Nela o levantamento de dados ocorre sem o contato direto com os clientes. As informações, são coletadas, por meio, da internet, jornal e mídias em geral. É
um ótimo modelo para estudo do seu concorrente e também do tipo de público do seu negócio.

Pesquisa de Mercado

Ideal para entender as necessidades e desejos dos clientes de forma eficaz, na
pesquisa de mercado, costumamos fazer perguntas diretas como, por exemplo, o nível de serviço esperado, suas expectativas sobre o negócio e mercado. Uma ferramenta importante, principalmente para empresas iniciantes e para as que desejam lançar um novo produto e precisam validar a ideia com o público.

A análise de mercado é importante para o meu negócio?
Saiba que ela não é só importante, mas como também é essencial!
Com a análise de mercado, você poderá conhecer melhor o perfil do seu público-alvo, principalmente pela perspectiva quantitativa (tamanho do mercado e quantidade de clientes) e qualitativa (perfil de consumo, estilo de vida, renda e faixa etária, por exemplo).

Quer entender seus concorrentes?

Então, faça uma análise de mercado, com
ela tudo fica mais “fácil”, afinal, você conseguirá observar as estratégias de
cada um, suas ações que foram ou não efetivas e de quebra, vai conseguir
encontrar o diferencial do que você está prestes a investir. Incrível né?

Passo a passo para uma boa análise de mercado

Saiba quais os pontos essenciais neste processo!

– Conheça seu setor

Quando você entende o mercado no qual seu produto será desenvolvido, a grandes chances de atender as exigências e expectativas dos clientes, além
disso, quando você conhece melhor seu setor de atuação, você potencializa seu atendimento e consequentemente melhora sua posição no mercado.

– Estude seu cliente, concorrência e fornecedores

Entenda seu público-alvo, tanto no sentido quantitativo, mas como também no qualitativo, para isso, use questionários, ou até mesmo uma análise de tráfego, não esqueça de se informar sobre sua idade, gênero, classe social e ocupação. Em relação a perspectiva qualitativa, você deverá abordar questões comportamentais, como quais são seus hábitos de consumo e estilo de vida.

Depois é hora de avaliar os fornecedores e a concorrência!
Na concorrência, fique atento ao seu posicionamento perante o mercado, identifique seus potenciais, oportunidades e diferenciais. Já nos fornecedores, leve em consideração fatores que possam impactar na produção do seu negócio como preço, prazo e negociação.

Lembre-se de delimitar a área de abrangência do seu negócio, prezar pela qualidade dos produtos, preços, condições de pagamentos, boa localização e
bom atendimento.

– Avalie as projeções de mercado

Avalie as questões econômicas do mercado em que você pretende atuar e sua empresa terá estabilidade financeira. Ao analisar as projeções, faça um planejamento de investimentos.

– Estude o produto

Analise os produtos dos seus concorrentes e tente encontrar pontos fracos e fortes. Nos pontos francos, é interessante que você crie um diferencial que possa chamar atenção do público-alvo. Já nos pontos fortes, pense no que
falta para que o seu produto chegue até aquele nível e você possa conquistar mais clientes.
Em relação ao estudo de preço, não leve em consideração apenas o seu custo como base, mas sim o preço da concorrência, trabalho realizado, localização, remuneração sua e do cliente.

Agora que você entendeu o quão relevante é uma análise de mercado para o seu negócio, chegou a hora de construi-la e tirar as ideias do papel!

Nath Siqueira

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