Redes Sociais: Dicas e Tendências

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De fato, as Redes Sociais tomaram um espaço significativo na comunicação mundial. A popularização dos Smartphones e a facilidade do acesso à internet, trouxe as pessoas um universo novo,  a necessidade de comunicação e interação, fizeram das redes sociais parte importante do dia a dia do ser humano. Por conta dessa massificação, empresas de diversos segmentos, tecnológicos ou não, passaram a utilizar dessas Redes para atingir seu público. Hoje uma empresa que não tem uma página no Facebook é por muitos considerada ultrapassada.

Abaixo listamos algumas Dicas e Tendencias para o bom uso dessas potentes ferramentas.

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Estratégia e bom atendimento

Businessman with cloud computing and connectivity concept

Tenha certeza que seus clientes realmente gostam de ser seus clientes. Fale com eles diretamente, e se eles reclamam de algo, concerte imediatamente. Esse tipo de comunicação é o que pode manter sua reputação nas redes, de a seus fans a devida atenção. Saiba quais seus canais e os construa estrategicamente. Tenha certeza que tem algo importante para dizer sempre, a qualidade ganha sobre a quantidade, porque no final, você está tomando tempo do seu cliente.

O fato de gerar bom conteúdo e proporcionar uma boa comunicação com seu cliente não garante o sucesso da sua comunicação. Um fator importante e já citado anteriormente na matéria DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE , é a otimização da busca do conteúdo. O SEO tem papel crucial também nas redes sociais, prova disso é o apego popular pelas hashtags. Tenha certeza que você está incluindo palavras chaves relevantes e utilizando as hashtags na hora certa e da forma correta.

Um ótimo caminho para o desenvolvimento dessa estratégia é a utilização de ferramentas de análise como Google Analytics, True Social Metrics, Moz Analytics etc.  Através desses dados você poderá personalizar seu conteúdo e transforma-lo em uma experiência única para seu consumidor.

 

Consistência e Espontaneidade

O vídeo acima é da campanha Departure Roulett “Roleta da Partirda”, de 2013, da Heineken, que trata a espontaneidade que uma ação inesperada pode proporcionar.

Posts espontâneos são o que as pessoas querem ver nas redes sociais. As grandes marcas buscam surpreender e caprichosamente agir como pessoas. Seu time deve estar sempre ligado e os posts devem ser constantes. Um método que geralmente dá certo é o 80/20, sendo que 80% dos seus post devem ser programados e os 20% restantes espontâneos, criados no decorrer do dia. Curiosamente, esses posts costumam gerar mais resultado orgânico, pois estão diretamente relacionados com o dia-a-dia da empresa, com as pessoas envolvidas no trabalho ou com algum acontecimento ocorrido naquele momento.

O público acredita mais na palavra das pessoas do que na palavra das empresas, o boca a boca ,como sempre, está em alta. Temos por exemplo o reclame aqui, rede social que serve para os usuários qualificar o seu produto ou serviço. É importantíssimo para sua empresa ter boa qualificação nessa plataforma, pois hoje o consumidor pesquisa muito antes de realizar uma compra, ele busca principalmente pela experiencia de outros consumidores.

PS: Emojis falam mais alto que palavras.

Ao vivo e a cores

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As transmissões ao vivo mais do que nunca estão no alcance das empresas. Já disponíveis no Facebook e Youtube, a opção pela transmissão em tempo real é cada vez mais utilizada na cobertura de eventos, palestras, shows etc.

Hoje cada empresa pode ter seu canal, além do Youtube, Vlogs, Vines, Instagram, Twitter e Facebook, agora Redes como Snapchat, Meerkat e Periscope estão nos levando ao próximo nível, exemplo perfeito que o Reality TV finalmente se tornou real. Essas plataformas buscam proporcionar a realidade, o dia-a-dia, um passeio, dentro ou fora de casa. Além disso, as empresas passaram a utilizar formadores de opinião, contadores de história. “Contar a bons consumidores histórias através de consumidores é muito melhor do que contar através da marca.” Meghan Litchfield, Chefe do Comércio Eletrônico Global da Gopro.

 

Fique atento!

Se utilizadas da forma correta, as redes sociais se tornam realmente uteis na manutenção da comunicação com o seu público, seja pessoal ou profissionalmente, e a crescente necessidade de se expressar, faz com que novas utilidades e tendencias surjam em questão de dias. Streaming de Vídeo e botões de compra em redes sociais são apenas algumas das milhares de novidades presentes na web, se você busca por inovação, com certeza a Internet é o seu lugar.

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