Produção de vídeos publicitários

Home  /  Audiovisual  /  Produção de vídeos publicitários

Existem diversas maneiras de divulgar sua empresa, marca, projeto, ideia…

Uma delas é através de vídeos publicitários. Uma das maneiras mais eficientes, inclusive.

Vamos expor a nossa ideia de uma maneira mais clara, interagindo com mais proximidade.

 

Podemos usá-lo para difundir uma causa, como “O Cartaz HIV positivo”, onde gerou uma enorme onda de conscientização e compartilhamentos:

 

 

Podemos usá-lo para difundir uma campanha publicitária, como diversas empresas fazem, e quando usamos uma causa comum entre o público-alvo, fica mais interessante ainda. Foi o caso da DOVE, com a campanha #‎belezaforadacaixa, uma das mais vistas do Youtube:

 

 

Podemos usá-lo para difundir um produto, como o Angry Birds, um game que dominou o mundo, e neste vídeo já conta com mais de 109 milhões de views.

 

 

Está totalmente ao nosso alcance produzir um vídeo que atinja nossos objetivos.

Aqui vamos citar de maneira bem simples como podemos dividir o processo criativo de um vídeo publicitário em 3 etapas:

 

1 – PRÉ PRODUÇÃO

Nesta etapa é importante listarmos todas as ideias que temos para o vídeo. A partir disso vamos ter uma noção melhor de como planejar os próximos passos. Feito isso, buscamos referências para dirigir a criação. Desde vídeos com estéticas que nos agradam, algum conteúdo que tenha relevância no tema, ou aquele vídeo que não sai de nossa cabeça.

Com isso já conseguimos partir para a elaboração do roteiro, essencial para a produção.

Nele vamos decidir qual será nosso público-alvo, qual será o orçamento disponível para captação, edição, finalização…

Na pré produção é onde acontece o planejamento total. Devemos imaginar como será a captação de imagens, onde será e como será feito isso. Aqui também devemos saber onde serão as locações (locais de gravação) e se vamos ter a participação de atores e/ou locutores no projeto. A pré produção é basicamente o briefing do job.

O tempo varia de acordo com a proporção do projeto.

 

2 – PRODUÇÃO

Mãos na massa.

Na produção vamos colocar em prática tudo o que planejamos na pré produção. É a hora de fazer a captação de imagens com todas as técnicas e processos criativos que pensamos ser o ideal para ter um bom material.

Nesta etapa podemos captar depoimentos, entrevistas e o que mais for necessário antes de ir para a pós produção.

Com todas as imagens captadas, podemos ir para a parte de criação gráfica. Ela é responsável por inserir textos e legendas, além de representações gráficas. Podemos inserir o que quisermos para deixar o vídeo mais atrativo e informativo.

 

3 – PÓS PRODUÇÃO

Com o material de vídeo praticamente finalizado, vamos entrar na finalização.

O editor vai receber todas as imagens para juntá-las da melhor maneira. A trilha já deve ter sido referenciada anteriormente e portanto ajudará na montagem. Efeitos visuais e sonoros podem ser inseridos para dar o toque artístico.

Existem diversos softwares a serem utilizados nesta etapa. Nós utilizamos todos os softwares da Adobe. Para edição, o Premiere e para pós, o After Effects. O Audition é ótimo para tratamento de áudio. Na parte gráfica, Photoshop e Illustrator.

Se o vídeo estiver aprovado, agora é hora de divulgá-lo. Onde? Em todos os locais que mapeamos na pré produção. Temos diversos meios para utilizar, e a internet nos possibilita um grande alcance segmentado, com certeza um ótimo custo benefício.

Com a crescente avalanche de informações, nunca foi tão bom se comunicar através de vídeos.

E aí?! Bora produzir?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *