Metodologia de criação e conceito para Identidade Visual

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Existem diversos passos para a criação de uma nova identidade visual. Na criação da identidade é necessário transmitir a mensagem no momento que as pessoas olham. Dessa forma para desenvolvimento de um conceito é necessário uma série de fatores relacionados ao que a marca quer transmitir.

Nesse post veremos a metodologia de criação para desenvolver o conceito e colocar em prática.

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Se você olhar com atenção, vai perceber que a logo da Google é composta por quatro letras que aparecem com cores primárias seguidas por uma cor secundária. Essa escolha não foi aleatória e, apenas com o simples uso de letras e cores, tem como intenção transmitir a ideia de que a companhia não se limita a seguir regras.

  1. Pesquisa

Na pesquisa é feito uma análise relacionada aos aspectos que a identidade precisa passar tal qual análise dos concorrentes, criação de um padrão baseado na mensagem que a marca quer transmitir, melhores cores a serem usadas , análise de ambiente que a marca está atuando, público alvo, posição no mercado, a missão da marca, os objetivos, consumo, aplicações de ação e comportamento do cliente.

 

  1. Ideias

Após fazer a pesquisa o próximo passo é desenvolver ideias baseadas na pesquisa, dessa forma o profissional busca levar para um lado abstrato e criativo para a definição do conceito o qual a marca estará inserida, aqui é feito um brainstorm para começar o processo de criação.

Baseado na pesquisa, a geração de ideias é importante para definir para qual lado criativo a identidade visual vai, tudo em cima de estudos feitos para melhor comunicação com o público alvo.

 

  1. Desenvolvimento do Conceito

Nesta etapa é filtrado o que vai ser utilizado e feito, vai ser trabalhado o conceito da identidade visual da marca.

Repare que o Logo da FedEx no espaço em branco entre o E e o X existe uma seta, indicando os sentidos da empresa: viagem,transporte,movimento

 

  1. Criação

Após desenvolver o conceito é colocado em prática a criação da identidade visual, a criação é feita baseada em todo o estudo feito até agora para relacionar tudo o que a marca quer transmitir apenas batendo o olho na identidade visual, é onde vai ser desenvolvido a marca através da identidade visual característica.

De acordo com o designer responsável da Apple, a maçã mordida serviu para dar escala ao desenho da fruta, pois a maçã iria parecer uma cereja visto de longe ou quando o logo estivesse muito pequeno

 

No atual mercado competitivo, é requerido um engajamento das empresas para construção de uma opinião pelo consumidor  a respeito da sua marca, é essencial a criação através dessa metodologia pois é onde a empresa terá seu diferencial.

A Identidade Visual da empresa, que muitas vezes é vista como um luxo, na verdade é um investimento e uma estratégia para alavancar o negócio. Qualquer negócio necessita de um investimento em criação de identidade visual, não importa o tamanho ou o tipo de negócio.

 

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A imagem que simboliza a companhia alemã traz as iniciais das palavras “volks” e “wagen”, que, em alemão, significam povo e carro, respectivamente. Assim, o conjunto quer dizer “carro do povo” ou “carro popular”.

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